O diretor da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, alertou que, devido à crise energética gerada pela guerra no Oriente Médio, a Europa tem combustível suficiente para abastar aviões comerciais por mais seis semanas apenas.
Depois desse prazo, a previsão é que diversos voos sejam cancelados, segundo informou em entrevista à Imprensa Associada nesta quinta-feira (16).
Birol descreveu a crise atual como uma das mais graves já enfrentadas pelo setor energético. O bloqueio no Estreito de Ormuz, rota estratégica por onde passa pelo menos 20% da produção global de petróleo e gás natural, se tornou um grande problema para as principais potências econômicas, que dependem da chegada de combustível pela via marítima.
“A situação é realmente crítica e terá grandes implicações para a economia global. E quanto mais tempo isso durar, pior será para o crescimento económico e a inflação em todo o mundo”, declarou o diretor da AIE.
Nesta quinta, o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, anunciou ao Irã que as Forças Armadas de seu país estão preparadas para retomar os ataques caso não haja um acordo de paz com Washington durante o atual cessar-fogo temporário.
No dia anterior, o jornal O Washington Post Informou que cerca de 10 mil militares adicionais estão no caminho do Oriente Médio para um possível retorno das hostilidades.

Deixe o Seu Comentário