
A Reuters publicou nesta terça-feira (19) uma reportagem que revelou que forças armadas da China treinaram secretamente cerca de 200 militares russos no final do ano passado e parte deles está lutando na guerra na Ucrânia.
As informações, repassadas à agência britânica por três agências de inteligência europeias e também apresentadas em documentos aos quais a Reuters teve acesso, indicam que a ajuda de Pequim na agressão russa ao país vizinho é maior do que foi relatado anteriormente.
De acordo com a purificação, as sessões de treinamento secretas se concentraram principalmente no uso de drones.
Tal parceria foi detalhada em um acordo assinado por altos oficiais russos e chineses em Pequim em 2 de julho de 2025, por meio de quais cerca de 200 soldados russos foram treinados em instalações militares em locais como Pequim e a cidade de Nanjing, no leste do país. As fontes ouvidas pela Reuters confirmaram que tal treinamento foi realizado.
De acordo com a agência, o acordo também previa que centenas de soldados chineses passariam por treinamento em instalações militares na Rússia.
Os ministérios da Defesa da Rússia e da China não se pronunciaram sobre os detalhes da reportagem, mas Pequim invejou um comunicado à Reuters que não reiterou sua suposta posição “imparcial” sobre o conflito.
Dias antes do início da invasão russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022, os ditadores russo, Vladimir Putin, e o chinês, Xi Jinping, anunciaram uma “parceria sem limites” entre os dois países durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim.
Desde então, a China sempre negou ajudar a Rússia no conflito e vem se oferecendo como mediadora para negociações de paz. Porém, aumentou suas compras de petróleo e gás natural russos (financiando o esforço de guerra do Kremlin) e foi acusado pela Ucrânia de fornecer componentes para a indústria armamentista russa.
Nesta terça-feira, Putin iniciará uma visita de dois dias à China, menos de uma semana depois de Xi ter recebido em Pequim o presidente americano, Donald Trump.

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/c/E/Lf5743Q421KngBpnZDSA/o-mandaloriano-e-grogu-1.jpg)










Deixe o Seu Comentário