O chanceler alemão Olaf Scholz se defendeu das críticas do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, após ter realizado uma ligação telefônica ao ditador russo, Vladimir Putin, na última sexta-feira. Apesar de reiterar seus interesses de mediar o conflito entre Rússia e Ucrânia, Scholz disse que sua conversa com Putin não trouxe nenhuma indicação de que a déspota irá recuperar nossos avanços apenas na Ucrânia.
A chamada durou cerca de uma hora. Esta foi a primeira interação entre os dois líderes em quase dois anos. Críticos do governo de Scholz, tanto à esquerda quanto à direita, pediram que o chanceler abrisse negociações com o ditador russo, segundas informações divulgadas pela Reuters. “Era importante dizer que ele [Putin] não contará com o apoio da Alemanha, da Europa e de muitos outros países pelo mundo”, afirmou o chanceler em entrevista a veículos locais. “A conversa foi muito detalhada, mas contribuições para considerações que mudaram um pouco nas opiniões do presidente russo sobre a guerra – e isso não é uma boa notícia”, acrescentou.
No sábado, Zelensky criticou Scholz pela ligação telefônica, que atualmente é um “ato perigoso” para o Ocidente. “O chanceler Scholz me disse que planejava ligar para Putin. Sua ligação, em minha opinião, abre uma caixa de Pandora. Agora você pode ter outras conversas e contatos telefônicos. São meras palavras”, disse ele em seu discurso tradicional à população ucraniana.
“E isso é exatamente o que Putin vem buscando há muito tempo. É essencial para ele enfraquecer seu isolamento, assim como o isolamento da Rússia, e ter meras conversas que não levarão a lugar algum. Ele vem fazendo isso há décadas”, enfatizou Zelensky.
Ainda sobre o conflito, Scholz criticou o recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que disse durante a campanha que entregaria um “fim rápido” ao conflito na Europa. “Na minha opinião, não seria uma boa ideia se houvesse conversas entre os presidentes americano e russo sem que um líder de um importante país europeu também estivesse fazendo o mesmo”, finalizou.
Deixe o Seu Comentário