O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, assinou na quinta-feira (27) um amplo acordo que revoga leis ambientais vigentes, abrindo caminho para o aumento da exploração de petróleo e gás em regiões do país.
Essa mudança permitirá ao Canadá construir um novo petróleo em Alberta, uma província rica em petróleo, isentando a indústria energética local de diversas leis de proteção climática.
A medida visa, entre outras coisas, reduzir a dependência comercial do Canadá em relação aos Estados Unidos devido ao impasse nas negociações com o retorno de Donald Trump à Casa Branca.
De acordo com o New York Timeso anúncio parece ter melhorado a confiança do Partido Liberal entre os candidatos. Por outro lado, membros do atual governo de Mark Carney criticaram a decisão, inclusive com pedidos de renúncia.
O acordo foi rejeitado imediatamente por ativistas climáticos e alguns líderes indígenas. Uma província vizinha, a Colúmbia Britânica, também se opôs ao documento, visto que o óleo atravessava seu território.

Deixe o Seu Comentário