• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Calor record reaende disputa sobre ar-condicionado na Europa

Por Redação
27 de junho de 2026
Em Entretenimento
A A
Calor record reaende disputa sobre ar-condicionado na Europa
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com



Políticas de esquerda e partidos ambientalistas criticaram o uso de ar condicionado na Europa mesmo em meio a uma onda de calor que já fechou escolas, hospitais pressionados e aumentou o debate em vários países do continente sobre a proteção de idosos, crianças e outros grupos vulneráveis ​​nesse período de altas temperaturas.

A discussão ganhou força especialmente na França, onde as temperaturas se aproximaram de 40°C e o país registrou na terça-feira (23) seu dia mais quente da história recente, segundo a BBC. Durante a onda de calor que o país está enfrentando, milhares de escolas francesas precisaram fechar ou reduzir suas atividades, enquanto profissionais de saúde relataram condições difíceis de trabalho em hospitais.

De acordo com a BBChospitais e escolas francesas raramente contam com sistemas de refrigeração. Por esse motivo, os políticos da direita francesa defendem a instalação de sistemas de refrigeração nesses locais. Marine Le Pen, do Reagrupamento Nacional, da direita nacionalista francesa, defendeu nesta semana a criação de um plano nacional de instalação de ar condicionado em escolas, hospitais e casas de segurança para idosos, sob o argumento de que o Estado precisa proteger a população mais vulnerável durante ondas de calor cada vez mais fortes no país.

Le Pen, que tenta reverter na Justiça uma notícia que hoje a impede de disputar a eleição presidencial de 2027, afirmou que é “absurdo” deixar as pessoas morrerem de calor e disse que, “se eleita” para a presidência no ano que vem (caso conseguir reverter sua inelegibilidade), vai trabalhar na criação de um amplo plano de refrigeração para locais com mais liberdades. O partido de Le Pen também propôs a criação de empréstimos subsidiados para permitir que milhões de famílias instalassem aparelhos de ar condicionado em suas casas. Conforme a imprensa francesa, a legenda tenta transformar o tema em uma crítica às políticas ambientais defendidas pela esquerda e pelos verdes, que são acusados ​​pela direita de dificultar uma resposta rápida ao calor extremo.

Os esquerdistas, por sua vez, têm tentado limitar o aumento do uso de ar condicionado na França, mesmo em meio à emergência provocada pelo calor. O principal argumento desses grupos é que o uso generalizado desses aparelhos aumentaria o consumo de energia, pressionaria redes elétricas antigas e poderia piorar o próprio aquecimento das cidades.

A crítica parte da ideia de que o ar condicionado resfria ambientes fechados, mas joga ar quente para fora dos prédios. Em áreas urbanas densas, esse efeito pode aumentar as chamadas “ilhas de calor”, quando ruas, concretos e edifícios retêm temperatura e deixam as cidades ainda mais quentes. Ambientalistas de esquerda também apontam o risco de vazamento de gases usados ​​em sistemas de refrigeração, que são direcionados para o chamado “efeito estufa”.

O líder de extrema esquerda Jean-Luc Mélenchon se posicionou contra a ampla instalação de aparelhos pelo país. Ele afirmou que não é possível colocar ar-condicionado “em todos os lugares” e classificou a medida defendida pela direita como uma “falsa solução” que agravaria o problema. Os Partidos Verdes também defendem que a prioridade deve ser “reformar prédios, melhorar o isolamento térmico, ampliar áreas verdes e criar sistemas de ventilação natural”.

Na França, uma regra nacional em vigor desde 2022 proíbe bares, cafés e restaurantes de usar sistemas de ar condicionado ou aquecimento em terraços abertos. A medida foi adotada sob argumento ambiental, para evitar o consumo de energia usada para resfriar ou aquecer espaços ao ar livre.

Além disso, estabelecimentos que utilizam ar condicionado ou aquecimento em ambientes internos são obrigados a manter portas e aberturas fechadas quando os equipamentos estão ligados.

Fora da França, na Bélgica, a cidade de Gante, governada majoritariamente por políticos de centro-esquerda, recomendou que os moradores evitassem o uso de ar-condicionado e chegaram a dizer em seu site que “o melhor ar-condicionado é uma árvore”, segundo o New York Times. Após críticas, a prefeitura retirou a orientação para evitar os aparelhos e substituiu a mensagem por uma recomendação para “refrigerar de forma inteligente”.

No Reino Unido, críticos do atual governo trabalhista, ainda sob comando de Keir Starmer (que anunciou neste mês que vai deixar a carga), afirmam que as políticas climáticas e regras de construção desestimularam a instalação de ar-condicionado em casas, escolas e hospitais, mesmo com o aumento das temperaturas. Em Londres, porém, o prefeito progressista Sadiq Khan, do Partido Trabalhista, informou que a capital precisará instalar sistemas de refrigeração em escolas, escritórios e hospitais para enfrentar ondas de calor mais severas que o país enfrenta neste momento.

O debate ocorre em meio a uma onda de calor que tem atingido vários países da Europa ao mesmo tempo neste mês. França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Bélgica e outras nações recebem temperaturas próximas ou acima de 40°C, com escolas fechadas, hospitais pressionados, transportes afetados e alertas de saúde para idosos, crianças e pessoas com doenças pré-existentes.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
Tags: ArcondicionadocalordisputaEuropaFrançaMarina Le PenreaendeRecordsobre
Postagem Anterior

RJ suspende parcialmente licença ambiental da Refit

Próxima Postagem

Soluções sustentáveis ​​ganham força em obras e reformas

Próxima Postagem

Soluções sustentáveis ​​ganham força em obras e reformas

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

NUMBRA, SISTEMA CONTÁBIL INTELIGENTE

INVESTIGAÇÕES ULTRA SIGILOSAS 11 2825-4686

Ponte Net 98 8103-4969

https://redebcn.com.br/wp-content/uploads/2026/06/WhatsApp-Video-2026-06-28-at-10.23.20-1.mp4?_=1

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

BCN PORTAL DE NOTÍCIAS

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sair da versão mobile