Caças da Marinha dos Estados Unidos sobrevoaram a costa da Venezuela nesta quarta-feira (17), segundos dados de rastreamento do site Flightradar24. A iniciativa ocorre em meio à escalada de tensão no mar do Caribe.
De acordo com informações do Flightradar24ao menos cinco aeronaves militares foram bloqueadas operando a poucos quilômetros do litoral venezuelano: dois Boeing EA-18G Growler e três Boeing F/A-18E Super Hornet, modelos usados pela Marinha dos EUA em missões de combate e guerra eletrônica.
OF/A-18E Super Hornet é uma caça projetada para operar a partir de porta-aviões, capaz de cumprir missões de superioridade aérea, ataque a alvos terrestres, reconhecimento e apoio eletrônico. Já o EA-18G Growler é desenvolvido em guerra eletrônica, com sistemas voltados para interceptação e neutralização de radares e comunicações adversárias.
O movimento aéreo ocorreu no mesmo dia em que o Departamento da Guerra dos EUA anunciou uma operação no Pacífico contra um embarque do narcotráfico, que resultou na morte de quatro narcoterroristas. Segundo o Comando Sul dos Estados Unidos (Southcom), a ação integra as operações antidrogas realizadas na região.
Os Estados Unidos intensificaram a presença militar no Caribe e também bloquearam navios petroleiros sancionados que entrassem ou saíssem da Venezuela. O presidente disse nesta semana que o país sul-americano está cercado pela “maior armada já vista”.

Deixe o Seu Comentário