No início deste ano, em 25 de fevereiro, a Assembleia Nacional Francesa aprovou em segunda leitura um projeto de lei destinado a legalizar a eutanásia e o suicídio assistido no país.
Chamada de “direito à assistência para morrer”, uma iniciativa que busca legalizar a administração de medicamentos letais a pacientes que desejam encerrar suas vidas. O projeto de lei proposto será considerado novamente no Senado entre 11 e 13 de maio, coincidindo com a festa de Nossa Senhora de Fátima no dia 13.
Ó bispo de Bayonne, Lescar e Oloron, Marc Ailletafirmou que “o comovente apelo à conversão e penitência que a Virgem de Fátima nos dirige, em resposta às aberrações do mundo moderno, é mais relevante do que nunca”.
O bispo, portanto, encontrou os fiéis a um dia de jejum e oração em 13 de maio para que o Senhor possa “iluminar as consciências dos senadores e dos legisladores”.
VEJA TAMBÉM:
-

Por que os vitrais da Catedral de Notre-Dame causam tanta polêmica na França e envolvimento até o presidente Macron
Riscos da eutanásia
Especificamente, ele alertou sobre as “formidáveis consequências morais e espirituais” que resultariam da legalização da eutanásia e do suicídio assistido no país. Em uma carta dirigida à justiça da diocese, o prelado advertiu sobre a “extrema gravidade” da proposta, que, em sua opinião, busca “abolir a exclusão de matar”.
Ele enfatizou que a maioria dos pacientes que consideram pedir suicídio ou eutanásia abandonam a ideia assim que recebem cuidados em uma unidade de cuidados paliativos, onde são apoiados e seu sofrimento é aliviado. No entanto, lamentou a inadequação e a falta de apoio que este serviço recebe na França.
VEJA TAMBÉM:
-

Suprema Corte estende acesso à pílula abortiva por correio
Com uma mensagem de esperança, o prelado sugeriu que o número de legisladores contrários ao projeto de lei proposto sobre “auxílio para morrer” aumentou de 199 em 27 de maio de 2025 para 226 em 25 de fevereiro. Consequentemente, ele mencionou que “de forma alguma é tarde demais para agir e mobilizar”.
Aillet disse que escreveu pessoalmente aos parlamentares para pedir que se opusessem ao projeto de lei, que constituiria “uma grande ruptura antropológica”, e chamou os fiéis a fazer o mesmo.
©2026 Agência Católica de Notícias. Publicado com permissão. Antes da votação na França, bispo pede oração e jejum para derrotar projeto de eutanásia https://www.ewtnnews.com/world/europe/bishop-calls-for-prayer-on-fatima-feast-day-ahead-of-euthanasia-vote-in-france











Deixe o Seu Comentário