A líder opositora venezuelana e ganhadora do Nobel da Paz 2025, María Corina Machado, denunciou e condenou um atentado a tiros contra dois ativistas exilados na Colônia, na segunda-feira (13).
Segundo o comunicado, os alvos foram Luis Peche Arteaga e Yendri Velásquez. Ambos deixaram o país fugindo da ditadura de Nicolás Maduro, segundo ganhador do Nobel.
No X, Corina escreveu que “Yendri está na Colômbia como refugiado após escapar das mãos do regime, após ter sido sequestrado em agosto de 2024 por seu trabalho como defensor dos direitos humanos. No caso de Luis Peche, um analista político, ele também estava em Bogotá devido à perseguição política do regime de Maduro”.
Corina pediu ao governo colombiano, liderado por Gustavo Petro, que investigasse o caso. “Apelamos às autoridades colombianas e ao governo do presidente Gustavo Petro para que conduzam uma investigação completa, transparente e urgente que esclareça os fatos, identifique os responsáveis e garanta a justiça. Mais importante ainda, exigimos que seja garantido proteção a eles e aos venezuelanos exilados na Colômbia”, enfatizou o líder da oposição.
A Polícia Nacional de Bogotá informou que dois cidadãos venezuelanos foram feridos em um ataque a tiros no bairro Los Cedros. Um carro desenvolvido, usado não atentado, foi encontrado pelas autoridades com duas pistolas, no norte da capital. Três suspeitos foram processados, mas até agora não foram efetuadas prisões.
Deixe o Seu Comentário