Direito à informação
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam com veemência os constrangimentos impostos ao jornalista Antonio Lopes da Silva Junior (Toninho Lopes Jr.), do portal jornalístico Dois Pontos, pela Prefeitura de Franco da Rocha, cidade da região metropolitana de São Paulo.
A Prefeitura está dificultando a cobertura dos jogos do campeonato amador da cidade de Franco da Rocha pelo jornalista. Ele vinha divulgando o campeonato e publicando no canal do portal no YouTube os melhores momentos das partidas e entrevistas com atletas.
Inicialmente a Prefeitura tentou impedir Toninho Lopes Jr. de frequentar o local reservado à imprensa. O jornalista então obteve liminar concedida pela Justiça autorizando a cobertura do campeonato. Porém, apesar da liminar, sempre que compareceu ao campo de futebol para realizar seu trabalho foi importunado por funcionários da Prefeitura.
No dia 22 de novembro, uma secretária da Prefeitura foi pessoalmente solicitar que o jornalista se retirasse do espaço reservado à imprensa. No dia 23 de novembro, um guarda municipal, a mando dessa secretária, exibiu um documento que determinava ao jornalista e sua equipe que se retirassem da área reservada à imprensa. Sem embasamento legal, esse documento não foi assinado pela equipe de reportagem.
De acordo com Toninho Lopes Jr., a pressão da Prefeitura pode ser uma retaliação por conta de denúncias publicadas pelo portal Dois Pontos, por exemplo sobre técnicos de enfermagem realizarem triagem e classificação de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, prática considerada ilegal pelo Conselho Regional de Enfermagem.
O SJSP e a Fenaj recomendam à Prefeitura de Franco da Rocha que respeite a liberdade de imprensa e de exercício do jornalismo e permita que o jornalista realize seu trabalho sem ser importunado ou sofrer qualquer tipo de constrangimento. O exercício da profissão de jornalista deve ser plenamente respeitado, especialmente pelos órgãos públicos.
São Paulo, 28 de novembro de 2025
Fontes: SJSP I Fenaj

Deixe o Seu Comentário