
O papa Leão XIV afirmou que a principal ameaça enfrentada tanto pela religião quanto pela ciência atualmente é uma negação da existência da verdade objetiva. Ele fez essa declaração em 11 de maio durante uma audiência concedida aos membros da Fundação do Observatório Vaticano, que apoiam o trabalho do observatório localizado em Castel Gandolfo. “Hoje, no entanto, a ciência e a religião enfrentam uma ameaça diferente, e talvez mais insidiosa: aquelas que negam a própria existência da verdade objetiva”, disse o pontífice.
Durante seu discurso, ele registrou que seu antecessor, o papa Leão XIII, retornou o Observatório Vaticano em 1891 em um contexto onde a ciência começava a emergir como uma fonte rival de verdade em relação à religião. Por causa disso, disse ele, a Igreja sentia a “necessidade urgente de reforçar a crescente percepção de que a fé e a ciência eram inimigas”.
Exploração de recursos naturais
“Muitos em nosso mundo se recusam a considerar o que tanto a ciência quanto a Igreja ensinam claramente: que temos uma responsabilidade solene pelo cuidado de nosso planeta e pelo bem-estar daqueles que o habitam, especialmente os mais vulneráveis, cujas vidas são ameaçadas pela exploração irresponsável tanto das pessoas quanto do mundo natural”, afirmou Leão. Ele ressaltou que o compromisso da Igreja com a “ciência rigorosa e honesta permanece não apenas significativo, mas essencial”.
O papa também destacou o papel único da astronomia neste contexto. “Ela ocupa um lugar particular nesta missão”, afirmou, enfatizando sua capacidade de evocar admiração e um senso de proporção nos seres humanos: “Ela desperta em nós tanta admiração quanto um senso de proporção saudável”. “Contemplar os céus nos convida a ver nossos medos e fracassos à luz da imensidão de Deus”, inspirado.
No entanto, ele lamentou, “este dom está hoje ameaçado” pela poluição luminosa. “Parafraseando o papa Bento XVI, enchemos nossos céus com luz artificial que nos cega para as luzes que Deus colocou neles — uma imagem eloquente”, sugeriu ele, “do próprio pecado”, citando uma homilia de 2012 do pontífice alemão.
Gratidão pelo trabalho científico
O papa expressou sua gratidão aos cientistas e benfeitores associados à fundação, cujo trabalho sustenta as atividades do Observatório Vaticano. “Sua generosidade torna possível que o Observatório Vaticano compartilhe a maravilha da astronomia com estudantes ao redor do mundo e ofereça workshops e cursos de verão para aqueles que trabalham em escolas e paróquias católicas”, disse ele. “Na última análise, é a sua dedicação que mantém os telescópios e laboratórios do observatório fiel ao seu propósito original: ser lugares onde a glória da criação de Deus é encontrada com reverência, profundidade e alegria”, acrescentou.
Finalmente, o pontífice exortou a “nunca perder de vista a visão teológica que anima tudo isso”. “Não é surpreendente que pessoas de fé profunda se sintam chamadas a explorar as origens e o funcionamento do universo”, disse ele. “O desejo de compreender melhor a criação é apenas um reflexo daquele anseio inquieto por Deus que habita no coração de todo ser humano”.
©2026 Agência Católica de Notícias. Publicado com permissão. Original em inglês: Papa alerta que a principal ameaça comum à religião e à ciência é a negação da verdade objetiva https://www.ewtnnews.com/vatican/pope-warns-main-threat-common-to-religion-and-science-is-denial-of-objective-truth











Deixe o Seu Comentário