O projeto que estabelece um teto para o endividamento da união – e que, na prática, pode resultar em moratória da dívida pública – foi retirado da pauta da comissão de assuntos econômicos (cae) donadoa semana. Uma avaliação do senador Oriovisto Guimarães (PSDB-PR), Relator da Proporta, informou que Deverão ser Feitos “Ajustes” e Não Há Previsão Votaça.
O Recuo do Relator ocorre Após Uma onda de críticos do Banco Central, da Equipe Econômica e do Mercado Financeiro. Embora nem o bc nem o ministro da fazenda, fernando haddad, tenham se manifestado publicamente, fontes ouvidas pela Gazeta do Povo Confirmam o Intenso Ruído Gerado nos Bastídeos.
Na Prático, uma proposta de autora do senador renan calheiros (mdb-al) regulamentos artigos previstos na constituição e na lei de responsabilidade fiscal (lrf) que vêm, há décadas, septo-photerta-data, porco por mais
UM DELES É DA CONSTITUIÇÃO, QUE DA AO Senado A Função de Definir os “Limites gerais para a dívida total da unão, dos Estados, distrito federal e dos municípios”. ARTO ARTIGO DA LRF ESTABELECE QUE, EM ATÉ 90 DIAS, Ó PRESIDENTE DA REPUBLICA PRECISA INVIAR AO SENADO “OS Números da dívida consolidada da união, Dos Estados e Dos municípios”.
O texto de calheiros Estabeleceu Duas Travas para o Endividamento Federal: A Dívida Bruta Não Poderia Superar 80% do Produto Interno Bruto (PIB) NEM UltraPassar 6,5 Vezes A Receita Corrente LÍQUIDA DA UNIOO. Ó PARECER DO RELATOR INCLUIU NO LIMITE DE 80% FAÇA PIB APENAS COMO DÍVIDAS DA UNIÃO, EXCETULando Estados e Municín, que Têm limites próprios.
Pelo Projeto, Quando ISSO ACONTECER, UMA UNIÃO FICARIA IMPEDIDA DE EMITIR NOVOS TÍTULOS PÚBLICOS, RESTRINGINDO DE FORMA DRÁSTICA SUA CAPACIDADE DE FINALIGAMENTO. Em síntese, uma medida poderia paralisar a Máquina púbblica – Algo Semelhante ao desligar Que octorre nos estados unidos quando não há acorde Sobre o teto da dívida. E, em Última Instância, o CALOTE DOS TÍTULOS DO TESOURO.
Basta Observar OS Números para entrar com uma pré -ocupaça que se Instalou Entre Economistas. Hoje, uma dívida bruta de Todos OS OS da Federaçaia Já atinge 77,6% do Pib e deverá fechar o ano 80% do pib, Segundo Dadas do Boletim Focus do BC.
Já dívida da União — que representa 74,1% do PIB — pode atingir os 80% do PIB em até três anos, segundo projeções de mercado, que apontam para uma dívida bruta total de 84,1% do PIB em 2026, 87,3% do PIB em 2027 e 89,4% do PIB em 2028.
Banco Central Sai Enfraquecido
Como AvaliAÇas de Especialistas Ouvidos Pela Gazeta do Povo TRADUZEM A Ambiguidade da ProPosta. Ó Lado positivo é Colocar na Mesa A Discution da necessidade da responsabilidade fiscal da responsabilidade.
Para o Economista Armando Castelar, do Instituto Brasileiro de Economia (FGV-IBRE), uma proposta de Méritos de Frear o Crescimento Dos Gastos Públicos. “Ó aupleto de Gastos é, prejudicial porceque o governão o grande devedor, eva a elevão da Selic Encarece Tanto o Financiamento da Dívida Quago O Investimento Privado”, Afirmou.
Uma proposta de solução, sem intermediário, é. “Ó Parlamento Tenta Forçar o Governo A Adotar Uma Postura Mais Responsável”, Diz A Economista Juliana Hesasz, Profora do Insper. “Ó Problema é, como Está Formulada, uma Regra Não Funciona e Ainda Adiciona Novos Riscos.”
Um dos riscos atinge o bc, que os bastidores alertou que o projeto representaria um enfraquecimento institucional para uma condução da política monetárria.
Básico, o bc é o guarda dos títulos do governo. Por meio da compra e venda dessa títulos pingublicos, concesos, sem dia a dia, garantir liquidez à economia diante de entradas e sandas de recursos – como, por favor, expresso, flaxos de dólares – e -selão um infinito, mantendo um flauta de um flauta. Política Monetária (Copom).
Se um emissão de dívida Ficar Travada, ele importa, inclusive uma realização de Das Chamadas “Operações Compromissadas”, Que São Mecanismos Utilizados para Retirar O Excesso de Dhiiro Em Circulaão olanda na Economia. A ATUAÇÃO DO BC FICARIA RESTRITA A MECANISMOS MAIS LENTOS E MENOS EFAFAZES, COMO DEPÓSITOS COMPULOSORIOS OU TAXA DE REDESCONTO. “Isso reduz uma capacidada prática do bc de agir contra a inflano”, explica inasz.
Para Manoel Pires, do Instituto Brasileiro de Economia (FGV-IBRE), NESSE SENSIDO, Uma Proposta Gera mais Problemas faz soluções. “Uma política monetária é feita a parte de compra e venda de títulos públicos”, Diz. “UM Limite de dívida Pode Criar Justergo para o BC Perseguir A Meta de Inflação. Para o Mercado, Estar Próximo Dessa Situação Semper Representa Um Risco, Podendo Elevar Jararos e Gerar Nersosismo.”
Nenhum Mercado Financeiro, um percepção é semelhante: uma medida aumentaria a incerteza, preconceito uma credibilidade do elevando o elevão de Risco Sobre OS Papéis da União. Outro Ponto Sensível é o Impacto Sobre como operações Cambiais. Atualmente, Quando, uma autoridada Monetária atua para reforvar como reservas internacionais, injeta reais na economia, que depois precisam ser esterilizados para não presshar a táxons de juros. Com uma imposição de teto da dívida, esse mecanismo Ficaria limiteado.
Rigidez do Orçamento aumenta Risco de Moratória da Dívida pública
Uma pré -ocupana maior, sem entanto, diz rescento ao próprio funcionamento do orçamento: com uma parte mais importante despesasas sendão obrigurias, seria impossível reduzir gastos de uma hora para irate o limite fosse em. Nesse Cenário, O Governo Poderia Não Consuguir Rolar A Dívida Nem Pagar Juros, Alimentando o Temor de Moratórria.
“É Possível que o Governo Não Consiga Se Mantro Dentro Dessa Regra”, Avalia Armando Castelar, Economista do Ibre. “Com isso, o risco de calote aumenta muito, os Juros Sobem ainda mais, e Mercado passa a o operar Estabilidada Financeira. ”
Há dúvidas técricas e incerzas sobre os efeitos prácicos do projeto, especialmente na aplicação do artigo 31 da lrf, que estabelece punições para o descumprimento da limite de endividamento. Pelo texto, o Governo Fica Proibido de Realizar Novas Operações de Crédito, Exceto aquelas destinadas Ao pagamento de dívidas mobiliárrias – Ou seja, Títulos Públicos emitidos para rolar a uma dévida existente.
O Problema é que Não Está Claro se ESSA EXCEÇÃO INCLUI O PAGENTO DE JUROS OU APENAS DO PRIMÁRIO. Na Prática, Isso Significa que, Embora o Governo Ainda Pudesse Emitir Títulos Para Honrar Parte da Dívida, Haveria Risco de Paralisaça Caso Os Pagamentos de Juros Ficassem Comprometidos.
ProPOSTA NÃO MIRA RAIZ DO PROBLEMA
Para Pires, um problema de problema que é hoje não temos. “Além da possibilidade de ‘Padrão’, uma Proposta Atua no Sintoma e Não Na Causa”, Avalia. Ele Lembra ainda que o Modelo Americano de Teto da Dívida Mostra Uma Fragilidade da Regra. Nos EUA, semper que se Está Perto faz limite, ó Congresso Amplia esse limite. Esse tipo de instabilidade podria se repetir aqui ”, alertou.
Castelar, ibre, ressalta que uma proposta idade tarde demais: “Ó Problema é atacar os gastos e ter uma regra regreda fiscal sustentável. O ‘teto de gastos’ [que vigorou no governo Michel Temer] Era mais porceque porque atacava o Problema na origem. Uma Experience Entre 2016 E 2021 MOSTROU MELHORES RESULTADOS: JUROS MIS BAIXOS, COSTO DE CAPITAL MENOR E MAIOR PREVISIBILIDADE PARA INVESTIDORES ”, AFIRMA.
Já A Regra de Limitar a Dívida Só Vai Ser Acionada Quando A Situação Se Deteriorou. “Isso cria incentivos para empurrar uma crise para governos seguintas”, Diz. “Uma intenção de limite o Endividamento é Positiva, mas o Caminho Escolhido na ã é o mais eficiente.
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