Ampliar o acordo de comércio preferencial Mercosul-Índia é uma prioridade para o Brasil com vista ao livre comércio. A afirmação foi feita neste sábado pelo presidente Lula no encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Índia, em Nova Délhi, capital do país asiático. O líder brasileiro se destacou, entre os avanços nesse sentido, o acordo sobre cooperação empresarial.

“O acordo sobre cooperação em micro, pequenas e médias empresas que assinamos hoje vai apoiar a troca de experiências em um setor vital para a geração de empregos e para as nossas economias. Nos setores de ponta, como tecnologia da informação, inteligência artificial, biotecnologia e exploração espacial, as oportunidades são inúmeras”, disse.
Lula ressaltou ainda a parceria digital com a Índia, a primeira dessa natureza assinada pelo Brasil.
“Ela reunirá cooperação em inteligência artificial, computação de alto desempenho e startups de base tecnológica. Também somos líderes na criação de infraestrutura pública digital. O Pix brasileiro e o India Stack mostram que é possível democratizar a tecnologia e colocar inovação a serviço da inclusão”, afirmou.
O presidente brasileiro falou também sobre a redução de 50% no desmatamento na Amazônia antes de 2022 e a importância da transição energética. E lembrou que nem ela, nem a transição digital, vão fechar sem minerais críticos.
“A transição energética e digital não se fará sem minerais críticos. O Brasil conta com pelo menos 26% das reservas mundiais de minerais críticos, tendo apenas 30% do seu território prospectado. Queremos trazer a cadeia de processamento dessa riqueza para o território brasileiro, sem fazer opções excludentes. O acordo que assinamos hoje com a Índia vai exatamente nessa direção”, completou.
Da Índia, o presidente Lula segue viagem para a Coreia do Sul, na segunda-feira, dia 23, a convite do presidente sul-coreano, Lee Jae-Myung.











Deixe o Seu Comentário