Há indícios de irregularidade em proporção significativa dos Aposentatorias rurais. AO LONO DE 50 ANOS, CONVERGÊNCIA DA IDADE MÍNIMA DA APOSENTIDORIA REAL Para um idade da APOSENTIDORIA Urbana Pode Render R $ 1,96 Trilhão.
O Resultado Primário do Governo federal nº 12 mesas Terminados em junino seria de +2,6% do pib, e não o +0,1% efetivames Realizado, se não fosse. Esse resultado negativo da previdencia do setor privado, por Sua Vez, Deve-se Muito Mais à previdenciia rural (-1,7% do PIB) fazem que o Urbana (-0,8% do PIB).
Com Exceção de 2020, Ano da Pandemia, Ó Déficit do RGPS Urbano Vem Diminuindo Desde 2019, Quando Se Aprovou a Última Reforma da PrevídÊncia. De um déficit de 1,04% do pib, em 2019, passou um resultação de -0,76% em 2024. do RGPS urbano vem crescendo desde 2021, chegando a 5,46% do PIB em 2024, enquanto a receita do RGPS rural, um imposto sobre a comercialização de produtos agrícolas, é quase irrelevante, e mesmo assim vem caindo – de 0,12% do PIB em meados da Década passada para 0,08% em 2024. Todos OS Números acima excluem despesasas com sentenas judiciais (precatórios).
Uma APOSENTORIA RULAL É CONCEDIDA AOS BRASILEIROS QUEMPREVEM TRABALHO NO CAMPO, COM IDADE MÍNIMA DE 60 ANOS PARA OS HOMENS E DE 55 PARA COMO MULHERES. É um tratamento favorecido em relação à aposentadoria urbana, em que a idade mínima é 65 anos para homens e 62 anos para mulheres (valores que foram instituídos pela reforma aprovada em 2019, que começou a valer a partir de 2020). Como Regras da Aposentadoria Rural permanecem inalteradas desde uma constituição de 1988, Mesmo depois de várrias Reformas Promovidas Na Previdênia.
Sem entanto, como Mostra Rogél nagamina, Especialista Em Políticas Públicas E Gestão Governamental do Governo Federal, Não se Pode Mais Justificário Esseio Tratamento FavoreCido Com Base Emerenola Na expecto de Vida, tenda em Vistan, uma esprema de Vida, tenda -tendrina, que é uma ex -mais faça que na urbana. Em 2010, uma Esperan de Vida Média dos domicínios rurais era de 75,5 ANOS (73,6 para os homens, 77,8 para Mulheres), comparada a 73,2 para a pulaza ã (69,3 Dos Homens, 77,1,2 de mul.
Como idades Médias de Óbito dos Aposentados Convergiram Nas Últimas décadas E, em 2018, Eram Muito Próxelos Nas Aposentatorias Pordade Urbanas (80,7 Anos) E Rurais (80,3 Anos)[1]. Em 2023, uma relação Entre Aposentatorias Cessadas[2] EO Estoque de Aposentatorias por Faxa de Idade (Indo de 55 a 59 Ans até 90 ou mais) de Beneficiários Urbanos E Rurais Era Muito Próxima. Por exemplo, 18,3% do Aposentados por Idade Urbanos de 90 Anos Ou Mais Tiveram O Benefício Cessado, comparados a 17,9% dos Aposentados Rurais. Ontanto, um menor idade de acesso à Aposentadoria combinada a expectativa de vida relativamento similares tende um gear benefício com mior duraça média para os seguados rurais do inss em relatão aos aos apoiosntos por idades idades.
Tamboma existente indícios de que uma proporção relevante da Aposentatorias rurais pode ter lido concedida de forma irregular, para pesoas cuja vida laberal não justificativa esse benefício. EM 2024, Segundo OS Registros Administrativos, Havia Um Estoque de 10 Milhões de Aposentatorias e Pensões por Morte Rurais. Mas um pnad contínua do mesmo ano só aponta um total de 4,3 milhões de Aposentados em domicílios na Área rural. Obviamente, esse resultado deve ser visto com cautela, pois há que se considerar que a PNAD Contínua é uma pesquisa amostral, menos precisa que o registro administrativo, e que nem todo beneficiário da previdência rural tem de morar em área rural depois de se aposentar. Os conceitos de rural na pnad e sem registro administrativo são distintos: Ó predenciário está relationado à Afividade econômica eo da pnad ao local de domicílio. Ainda Assim, uma discrepândia, a demanda e a demanda e a análise mais profunda deseatura, inclusiva, pela tendência estrutural de diminuicoo da População rural rural e dos trocadós trocadores.
Ademais, um concessão de benefício previdenciários rurais no “ `
A Lei 13.846/2019, conversão da medida Provisória 871/2019, Previa Que, “Um Partir de Janeiro de 2023 [era janeiro de 2020 na MP] Um comprovador da condição e do exercício rural (…) ocorrerá, exclusivo, pelas informações cadastro até que o cadastro nacional de informação sociais (cnis) tivesse Uma cobertura mínima de 50% da estimativa dos seguados Especia Pnad Pnad contína. A Benefícios predenciados rurais não entrou em vigor, fragilizando o controle.
Sem curto prazo, Nagamine considera necessariamente um concessionário de benefício rurais por meio do cadastro dos segurados Especiais deveria entra em vigor de rapidamento possível, para fortaleger ou o controlador concede. Ele observa que o patamar de 400 mil novas Aposentadorias rurais por ano no período de 2022 a 2024 só foi obserate no início da década de 90, o logotipo após um aparadoras rurais nos moldes atuais teer sponto regulação depo
Já no Médio e Longo Prazo, O Pesquisador Recomenda, como forma de Reduzir O Déficit da Aposentadoria rural, que um idade mínima para um concessão do benfeitor idosa idosa (Mesmo Critériio da Aposina por Mesmo da Mesmo da Aposina, por exemplo, a Mesmo da Mesmo da Aposidade de Benéus, por exemplo, o Mesmo Critériio da Apofade, por exemplo, para o que é um dosseas, para a paráia, para a paráia, para a paráia, para a paráia. mulheres).
Em texto para discutir coautorado por nagamina, fabio giambiagi (fgv ibre) e otávio sindone (auditor da stf/mf), uma estimativa da economia decorrente da convergência gradual da mis oderboria para parancência Bilhões em 30 Anos, e quase R $ 2 Trilhões em 50 anos (em Valores A Preços de 2023). Um valor de valor, num Horizonte de 75 Anos, uma economia gerada seria de r $ 1 trilhão. Nos Primeiros Anos APÓs APROVAÇÃO DA CONVERGÊNCIA DAS IDADES MÍNIMAS – Período de Início da Transição para Novas Regras -, uma economia estimada já chegaria a aproximadamento r $ 63 bilhes.
OS r $ 900 bilhões mencionados acima seriam compostos por r $ 499,4 bilhões refere -se uma aposentatorias rurais dos muleres, e r $ 400,5 bilhões a dos homens. Do estroque de sete milhões de Aposentatorias por Idade Rurais em Dezembro de 2023, Cerca de 2,7 milhões, ou 39%, eram masculinas, e 4,3 milhões, ou 61%, de Mulheres. ESSA predominância feminina nas Aposentatorias rurais, junto com uma muito longe de Desse sexo, faz com seja elevar fundamental a um idade mínima de aposentadoria Das Mulheres, hoje em 55 anos, uma idade que Pode Ser. Como Aposentatorias Deveriam Ser concedidas para Garantir Renda Devido à Perda de Capacidade Laboral em Função de Idade Avançada, Doença ou Acidentine de Trabalho. Para os Padrões atuais, Parece Pouco Provável que se Perda Um capacidado Laboral Com esse parâmetro de Idade Mínima Abaixo, inclusive, do Conceito Legal de População idosa.
O pesquisador aponta ainda que a economia da eventual aprovação da convergência entre as idades mínimas da aposentadoria rural e da urbana cresce conforme se amplia o horizonte temporal, já que as regras de transição se aproximam das permanentes, e aumenta o total de benefícios concedidos SOB como Novas Regas. AO LONGO DE 50 ANOS, PELOS CÁLCULOS DE NAGAMINE E SEUS Colegas, uma economia atingiria R $ 1,96 Trilhão, sendão R $ 1.07 Trilhão referente à Mulheres E R $ 884 Bilhões homen.
O valor ATUARIAL da redução da despesa R $ 1.014 Trilhão em 75 ANOS, Representando o valor presente da economia futuras um partir da Aplicação de Taxas de Desconto Cada Vez Maiores aos Fluxos monetárrios idosis.
Para Nagamina, Esses números Evidenciam o Custo da Manutenção do Tratamento DiférEnciada de Idade Reduzida de Aposentadoria na Previdênia Rural. Assim, um Aprovador da Convergênia de Idades Mínimas da Apoentadoria Urbana e Rural de Forma Gradual Daria Alívio para Cenário Desafiador De Sustentabilidade DO RGPS.
Bráulio Borges, Pesquisador do FGV Ibre, Chama A Atenção para o Fato de Que uma Reforma No RGPS rural Não Deveria ATACAR SOMENTE O LADO DA DESPESSA, Já que Receas do Segmento de São São São ATUALIMENTE NO SETOR AGROPECUARRIO.
Como Registrado no Início Desta Carta, uma aposentadoria rural é um dos Principais Problemas do RGPS, EO RGPS É O PRINCIPAL PROBLEMA DAS CONTAS FISCAIS PRIMÁRIAS BRASILEIRAS. Assim, uma Mudança Preconizada por Nagamine e Seus colegas podria ser um passagem importante no Caminho de Maior Equilíbrio Das Contas públicas, Garantindo estabilidade Macroeconômica Mais Perene.
Esta é uma carta do Ibre de Setembro de 2025, da Conjuntura Econônica.
Como opiniões expressas neste Artigo São de Responserabilidade exclusiva do autor, Não refletindo necessidade de uma opinião institucional da FGV.
[1] Considero e os Óbos um partir da Idade de 65 Anos ou mais, o que é um idade mínima da aposentadoria por idade urbana para homens.
[2] Predominantemente por morte.
Deixe o Seu Comentário