BCN

Datafolha: 56% acreditam que ameaças de golpe de Bolsonaro devem ser levadas a sério

Maioria também afirmou ter confiança nas urnas eletrônicas. Pesquisa ouviu 2.556 eleitores com 16 anos ou mais em 181 cidades de todo o país, em 25 e 26 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (28) pelo jornal “Folha de S.Paulo“ aponta que 56% dos eleitores acreditam que ameaças de golpe feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) devem ser levadas a sério.
Outros 36% acham que os ataques do presidente a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ameaças sobre as eleições não terão consequências, e 8% não souberam opinar.
Os entrevistados tiveram que responder à seguinte pergunta:
Em suas declarações o presidente Jair Bolsonaro costuma fazer ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ameaças sobre as eleições. Na sua opinião:
Os ataques e as ameaças devem ser levados a sério pelas instituições do país ou
As declarações de Bolsonaro não terão consequências?
Não sabe
A pesquisa ouviu 2.556 eleitores com 16 anos ou mais em 181 cidades brasileiras, em 25 e 26 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Nas últimas semanas, Bolsonaro voltou a lançar suspeitas sobre o processo eleitoral e acusou o ministro Alexandre de Moraes de abuso de autoridade. Apesar dos ataques, 73% dos entrevistados afirmaram confiar nas urnas eletrônicas (veja detalhes mais abaixo).
Percentual é maior entre jovens e menor entre idosos
Para os entrevistados de 16 a 24 anos, que corresponderam a 14% da amostra, o percentual que acredita que as ameaças precisam ser levadas a sério chega a 67%. Outros 26% acreditaram que as falas não terão consequências, e 8% não souberam opinar.
Entre os entrevistados com 60 anos ou mais, 46% acreditaram que as ameaças precisam ser vistas com seriedade; 45% acharam que não haverá consequências; e 9% não souberam opinar.
Eleitorado
O percentual de eleitores que acreditam que as ameaças devem ser levadas a sério foi o mesmo entre os que declararam apoio ao ex-presidente Lula (PT) e os que apoiam o presidente: 57%.
Por outro lado, entre os que apoiam Bolsonaro, 34% acreditam que as falas não terão consequências, e 9% não souberam opinar. Entre os que declararam apoio a Lula, 37% acharam que as falas não terão consequências, e 5% não souberam opinar.
Confiança nas urnas
Ao todo, 73% dos entrevistados responderam que confiam nas urnas eletrônicas, enquanto 24% disseram não confiar e outros 2% não souberam opinar.
Por outro lado, 55% afirmaram haver alguma chance de fraude nas eleições; 34% afirmaram haver “muita chance” ao responder à seguinte pergunta:
“O presidente Jair Bolsonaro em suas declarações costuma questionar a segurança do sistema eleitoral e diz que pode haver fraude nas eleições. Na sua opinião, existe ou não chance de haver fraude nas eleições como diz o presidente? (SE SIM) Muita chance ou um pouco de chance?”
existe muita chance
existe um pouco de chance
não existe chance
não sabe
21% dos entrevistados disseram existir “um pouco de chance” de fraude. Por outro lado, 43% dos entrevistados disseram não haver a possibilidade de fraude, e 2% não souberam ou não opinaram.

Sair da versão mobile