BCN

Zema diz que inelegibilidade de Bolsonaro pode ser revertida

Zema diz que inelegibilidade de Bolsonaro pode ser revertida

Zema Diz Que Inelegibilidade De Bolsonaro Pode Ser Revertida.jpg


Governador mineiro se diz confiante e que o Brasil já teve “tantos descondenados”, alfinetando Lula.| Foto: Isac Nóbrega/Secom/arquivo

O governador Romeu Zema (Novo-MG), de Minas Gerais, afirmou que está confiante de que a notificação à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser revertida na Justiça, tendo em vista que há “tantos descondenados” no país.

A fala também foi uma alfinetada no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve implicações por envolvimento na Lava Jato anulada, o que abriu caminho para disputar a eleição de 2022.

“Tudo muda… Aqui no Brasil alguém é condenado e ninguém esperado, alguém é 'descondenado' e ninguém esperado. Não é isso? Já houve tantos “descondenados” aqui, por que não ele”, questionou em uma entrevista à CNN Brasil na segunda (29).

Apesar da cutucada em Lula, Zema negou que tenha qualquer problema na relação com o presidente, a qual classifica como boa apesar de não possuir propostas em comum.

Ele ainda deixou claro que está à disposição para disputar o Palácio do Planalto em 2026, indicando a intenção de ser uma opção viável para o campo da direita.

“Posso ser um apoiador, posso ser um candidato, o que eu quero é contribuir para um país melhor”, destacou.

Embora tenha sido colocado como uma opção viável para a direita à sucessão presidencial se mantivesse a inelegibilidade de Bolsonaro, Zema não apontou como um nome forte – ele próprio já indicou que o candidato ideal seria Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

Na mais recente pesquisa de intenção de votos para a eleição de 2026, Zema ficou atrás de Lula e Ciro Gomes (PDT) em um dos cenários apurados, e atrás de Bolsonaro, Freitas, Michelle Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite (PSDB) em outro.

Já Tarcísio de Freitas é o que mais se aproxima de Lula junto da ex-primeira-dama.

Sair da versão mobile