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Veja 4 dicas de gestão de pessoas para aplicar em seu negócio em 2023 – Jornal Contábil

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Apesar das marcas estarem apostando em grandes tecnologias e na inovação de seus serviços, são as pessoas que formam o pilar mais importante e estratégico de uma organização. Isso porque é a partir delas que tais ideias de modernização são sequer pensadas. Se surgir alguma crise na sua empresa, por exemplo, não será uma máquina que resolverá o problema, mas alguém por trás dela.

Para quem quer investir em uma boa equipe para os próximos anos, é preciso ficar atento: não basta contratar profissionais eficientes e oferecer bons salários. As pessoas querem mais do que isso. Elas querem que o ambiente que elas passem cerca de um terço de seus dias sejam simbólicos de felicidade e que tenham significado e propósito.

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Mas como melhorar a gestão de pessoas do seu negócio? É verdade que, em pleno século XXI, ainda não há uma fórmula concreta para o sucesso de uma empresa, mas podemos nos basear em modelos eficientes. Deixei aqui alguns pontos que acho importantes e devem ser considerados para 2023:

Antes de tudo, é preciso entender e aceitar que ninguém é igual. Assim como seus clientes possuem necessidades e desejos únicos, seus colaboradores também são diferentes uns dos outros, com qualidades e passivos. Para explorar o que há de melhor nas pessoas que trabalham na sua empresa, é essencial conhecê-las. Portanto, faça pesquisas internas, converse com seu pessoal, saiba suas emoções e discuta sobre os principais erros e atos da relação. Além de estar ali pelo salário, os trabalhadores precisam criar uma relação de confiança com a empresa. Cada um precisa se sentir uma peça única e importante da marca.

Mostre a importância do trabalho em equipe

Como já falamos, as pessoas são diferentes e, além do líder entender isso, é essencial que o tempo também entenda. Em uma empresa, os resultados individuais são motivados por pensamentos que criaram para o crescimento da equipe. O tempo precisa estar ciente de que o trabalho de cada indivíduo está interligado na marca. A comunicação interna também precisa estar 100% identificada. Para isso, estimule o diálogo entre a própria equipe, crie um canal de comunicação que seja acessível para todos da empresa e mostre a importância de deixar as informações sempre claras.

Proporcione um ambiente de trabalho saudável

Seja no modo presencial ou remoto, todo gerente precisa prestar atenção em como estão as condições de trabalho de seus funcionários. Providenciar que o colaborador tenha todos os materiais e equipamentos para a execução das tarefas e analisar a relação entre a jornada e a carga de trabalho são primordiais para garantir o bem-estar da equipe. Isso evita também o chamado “quiet quitting”, ação de quem deixa de se esforçar nas tarefas sem pedir demissão.

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Invista em conversas e evite feedbacks

Aqui é novamente um caso de opinião e não uma fórmula correta, mas muitos executivos são contra a distribuição de críticas datadas, mesmo que construtivas. Isso porque não há uma troca de conhecimento quando apenas um é “julgado”. A dica é fornecer conversas com os funcionários para entender as principais dores do dia a dia e onde a equipe pode trabalhar para amenizá-las. A ideia é oferecer uma ajuda ao colaborador e não uma bronca.

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