• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
BCN
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
BCN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

STF invalida lei do Rio que obrigava transporte de animais em voos

Redação Por Redação
21 de novembro de 2025
Em Notícias
A A
STF invalida lei do Rio que obrigava transporte de animais em voos
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é inconstitucional uma lei do Estado do Rio de Janeiro que obrigava as companhias aéreas a transportar de graça de animais de suporte emocional e de serviço na cabine de voos nacionais que iam ou vinham do estado.

Para o STF, a norma oferece uma proteção inferior à disposição pelas regras federais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

VEJA TAMBÉM:

  • Indicado por Lula ao STF pode ocupar cadeira por 30 anos

  • Indicação de Messias ao STF acende alerta sobre liberdade de expressão

A decisão foi tomada na quarta-feira (19), enquanto era julgada a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7754 apresentada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), segundo o site da Corte.

Por que o STF considerando a proteção insuficiente

O relator, ministro André Mendonça, indicou que a lei do Rio de Janeiro utilizava conceitos mais restritivos que as normas federais da Anac:

  • A lei fluminense limitava o animal de assistência emocional a pacientes psiquiátricos com laudo médico.
  • Já a regulamentação federal trabalha com categorias como cão-guia e cão-guia de acompanhamentomais abrangentes, que são externos a qualquer situação de assistência especial de pessoas com deficiência.

Mendonça também destacou que a lei estadual:

  • criou parâmetros amplos e indeterminados para recusa do transporte das empresas pelas, inclusive por “motivos operacionais”, o que aumentaria o risco de insegurança jurídica e decisões casuísticas;
  • permitiria a cobrança em determinadas situações, enquanto as normas federais proíbem a cobrança em quaisquer hipóteses para esses animais;
  • Fixava apenas um mínimo de dois animais por voo, permitindo, na prática, limitar o número a partir desse patamar. As regras federais não estabelecem número mínimo ou máximo.

Segundo o relator, por se tratar de direito do passageiro com deficiência ou necessidade especial, o transporte não pode ser negado quando atendidos os critérios objetivos de identificação do animal.

O voto de André Mendonça foi acompanhado pelos ministros Luiz Fux e Cristiano Zanin.

Debate da competência entre União e estados

No ponto relativo à competência legislativa, houve divergências. Mendonça entendeu que a lei do Rio teria invadido a competência privativa da União para legislar sobre transporte aéreo.

Prevaleceu, porém, o entendimento do ministro Alexandre de Moraespara quem a norma estadual tratava de proteção e integração social das pessoas com deficiênciatema de competência concorrente entre União e estados.

Do ponto de vista material, contudo, Alexandre avançou o relator, por concluir que a lei do Rio, em vez de ampliar a acessibilidadeacabou por restringe direitos protetivos das pessoas com deficiência, noticiou o site do STF.

Acompanharam o voto de Moraes, nesse aspecto, a ministro Cármen Lúcia e os ministros Flávio Dino, Dias Toffoli e Edson Fachin.

O que disse a lei do Rio sobre animais de apoio emocional em aviões

A Lei estadual 10.489/2024 definiu:

  • Animais de assistência emocional: os usados ​​no controle e suporte de paciente psiquiátrico, mediante laudo de psiquiatra.
  • Animais de serviço: cães-guia, cães-ouvintes, cães de alerta e cães de serviço.

As companhias aéreas puderam recusar o embarque de animais que:

  • não eram facilmente acomodados na cabine, por peso, raça ou tamanho;
  • representam ameaça à saúde ou à segurança de outros passageiros;
  • pode causar interrupção significativa do serviço de cabine, entre outros critérios.

A lei também autorizava a cobrança adicional para transporte de animais que não coubessem debaixo ou à frente do assento sem obstruir o corredor ou saídas de emergência.

A norma entrou em vigor em 29/11/2024, mas foi suspensa por liminar do ministro André Mendonça três dias antes. No julgamento de quarta, o ministro pretendia transformar o referendo da liminar em julgamento definitivo de mérito, o que foi reunido pelo Plenário.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: AnimaisBrasilGazeta do PovoinválidaleimundoNotíciasobrigavapolíticaRioSTFtransportevoos
Postagem Anterior

Israel elimina 13 terroristas do Hamas em ataque no Líbano

Próxima Postagem

Unimed Resende promove tratamento de Cuidados Paliativos e escuta humana

Próxima Postagem
Unimed Resende promove tratamento de Cuidados Paliativos e escuta humana

Unimed Resende promove tratamento de Cuidados Paliativos e escuta humana

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

COMPRA - VENDE - ALUGA E ADMINISTRA

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

IINVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613
Foto: Reprodução

CURSOS ONLINE

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Vá para versão mobile
%d