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'Somente relatório final poderá indicar causas', diz Voepass após Cenipa divulgar documento preliminar de queda de avião em Vinhedo

'Somente relatório final poderá indicar causas', diz Voepass após Cenipa divulgar documento preliminar de queda de avião em Vinhedo

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O documento definitivo ainda não tem dados para ser divulgado. Os pilotos viram problemas no sistema antigo. Avião que caiu em Vinhedo Reprodução/TV Globo A Voepass, empresa aérea com sede em Ribeirão Preto (SP), se pronunciou nesta sexta-feira (6) após divulgação do relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre as causas da queda do avião ATR-72, que matou 62 pessoas no dia 9 de agosto, em Vinhedo (SP). Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp Em nota, a companhia reforça que está prestando todo o atendimento aos familiares das vítimas e disse que apenas o relatório final poderá indicar, de forma conclusiva, as causas do ocorrido. “O relatório preliminar divulgado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirma que a aeronave do voo 2283 estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido e com todos os sistemas exigidos em funcionamento (…) Cabe lembre-se que a investigação de um acidente aéreo é um processo complexo, que envolve múltiplos fatores e requer tempo para ser conduzida de forma adequada. Somente o relatório final do Cenipa poderá indicar, de forma conclusiva, as causas do ocorrido”. O documento definitivo ainda não tem dados para ser divulgado. Guichê da Voepass em Ribeirão Preto, SP Reprodução/EPTV A nota também destaca que, como aponta o relatório, os pilotos estavam aptos para realizar o voo, com todas as certificações de pilotagem válidas e treinamentos atualizados. “A Voepass atua em um setor altamente regulamentado e reforça que segue rigorosamente todos os protocolos que atestam a conformidade de toda sua frota, seguindo os padrões mais elevados da aviação internacional”. A empresa também disse que segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações e afirma que a segurança dos passageiros e da tripulação sempre foi e continuará sendo sua prioridade máxima. Pilotos do avião da Voepass viram problema no sistema antigelo O Cenipa, vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), disse nesta sexta-feira que os pilotos do avião da Voepass que caíram em Vinhedo comentaram problema no sistema antigelo logo no início do voo. “O que temos até o momento é que houve uma fala extraída por meio do cockpit que um dos tripulantes indicava que havia uma falha no sistema de De-Icing [antigelo]. Isso hoje não foi confirmado do sistema de dados (FDR)”, afirmou o Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. Vídeo mostra como sistema de aviões ATR 'infla' lataria da aeronave para expulsar gelo durante voo O tenente-coronel Paulo Mendes Fróes, também do Cenipa, apontou o mesmo: “Os tripulantes comentam sobre falhas no sistema de boot das asas (os que quebram o gelo)”, afirmou o tenente-coronel. aviões ATR funcionam “Na primeira vez, durante a subida, temos o comandante, o piloto em comando, comentando através do CDR [sistema de comunicação]que existia ali uma falha do sistema de fuselagem”, reforçou Fróes. O tenente-coronel também relatou que o copiloto, dois minutos antes do acidente, relatou “bastante gelo”. “Existiram duas vezes nos gravadores de voo de voz. Em uma delas, o piloto comenta que houve falha no sistema de fuselagem [antigelo]. Na segunda delas, o copiloto comenta ‘bastante gelo’. Foram duas vezes que foi comentado durante o voo de 1h e 10 minutos sobre o gelo”, explicou Froes. Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

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