A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) elaborou um guia com orientações para vacinação contra a Covid-19, explicando sobre a necessidade de atenção especial à condição de brasileiros portadores de doenças reumáticas, cuja previsão chega a 15 milhões. A presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia (SMR), Mariana Peixoto, alerta que esse grupo da população deve tomar todas as doses da vacina contra a covid e também contra a gripe.
Ela explica que, ao contrário do que muitos ainda acham, o reumatismo não é uma ocorrência somente entre idosos. A reumatologia cuida de mais de 200 patologias ligadas às articulações, sistema locomotor, músculos, tendões e ossos, acontecendo em qualquer faixa etária.
Em épocas frias e de tempo seco, a imunidade cai e deixa as pessoas mais suscetíveis a doenças infecciosas como pneumonia, bronquite e gripe. Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que a gripe cause comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas a cada ano. Mariana afirma que, dentre esse grupo, se encontram prejudicadas pessoas com problemas respiratórios e imunocomprometidos, incluindo o grupo dos reumáticos.
As doenças reumáticas podem causar sérios problemas vasculares e comprometer a imunidade, bem como o uso de medicamentos para o tratamento das complicações reumáticas pode levar ao enfraquecimento do sistema imunológico.
A gripe, provocada pelo vírus influenza, também tem um grande potencial de complicação entre reumáticos, devido a condição imunodeprimida.
Sabendo dos riscos que a doença pode trazer para os pacientes reumáticos, inclusive em épocas frias, quais cuidados esse grupo precisa ter no inverno? Há alguma contraindicação relacionada à vacina da gripe? Como fortalecer a imunidade e evitar a contaminação por doenças infecciosas? O tratamento pode interferir no efeito das vacinas? Quais as especificidades utilizadas nestes casos?
Deixe o Seu Comentário