Um Equipe do Jh Foi ATÉ UM CIDADE DO SAMBA, NA GAMBOA, PARA OUVIR A VELA Guarda Falar Sobre Suas Trajetórias e Valorizaça do Samba Ao Longo das Décadas. Sambistas da Velha Guarda: Memórias do Passado e base para o Futuro Das Escolas de Samba do Rio Uma Velha Guardha Do Carnaval Carioca Não Está Aí Somente Para Lembrar dos Sambas Antigos, Dos Carnavais do Pasado. Muitos deces homens e mulesames testemunhas de um tempo em que o sambista era visto com desprezo, de acordo com os relatos dos veteranos do samba. Dos desfiles na praça onze ao sambódromo, Centro do Rio, O Carnaval do Rio Cresceu Tanto Que, Atualmente, Tempo Complexo de Galpõe para um Produço de Carros, Fantasias e Aderecosos. FOI EXATAMENTE NA CIDADE DO SAMBA, BAIRRO DA GAMBOA, Que um Equipe do JH Encontrou Ultim Pequena Parte Das Memórias Dessa Festa. Uma guarda da velha representam um própria trajetória da cultura negra, para se afirmar e se Fazer Valorizar num pains até hoje housedentaments marcado pela tragédia da escravidão. “Só que o Samba era Marginizado. Tanto que fui muito descreve, Mulher Preta Saindo em Escola de Samba. Aqueles Que Me Descriminaram, Agora Batem Palma para Mim ”, Conta Tia Surica, Ícone da Velha Guarda da Portela. Ó que Hoje é Chão de Quadra, sem vespa de Tudo da era Terra Batida. Antes de tocar o samba do ano, Toda Escola Esquentava Cantando Samba de Terreiro. Nenhum solo Sagrado de Madureira, um Velha Guarda da Porcela São Sentinelas da Tradição. Tia Surica Conta Já Se Foram 80 Anos Desfilando Na Escola. “UE COMECEI A SAIR NA ATELA COM QUATRO ANOS, Tô com 84. Peguei Praça Onze. Eram Sambas Assim, Temas comunos fazem dia a dia. Mulher Vai Embora, Samba, Volta. Uma Característica de Samba de Terreiro ”. Dona Gilda, membro da velha guarda da mangueira, era como uma era uma composição da Fantasias Antigames. “Cada um Fazia Sua Roupa, Costureira Fazia ala e Não Tinha Ala Das Baianas. Eram como baianas da mangueira. Cada uma fazia a Sua às Escondidas. Como infelizmente, Agora, São Todas Iguais. mas naquela época, cada uma fazia a sua e bordava com lençol ”. Ricardo é Sambista da Imperatriz Leopoldinense E Conta Que Ficou Décadas Até Ir Para um Ala Dos Experientes. “Fiquei 50 Anos em Alas e Depois, Com O Tempo, Senti necessariamente de ir para Velha Guarda”. Na Esteza Primeira, Tem que Seguir Estatuto para Entrar na Velha Guarda. “Mais de 30 Anos, porque o estatuto diz '30 Anos de Sócio 'e no Mínimo, 60 de Idade”, Diz Dona Gilda. “UE Desço do metrô, TODO MUndo Me Olha, Eu sou Velha Guarda. É Muito Demais, é tudo, é ápice ”, Diz Ricardo. O que não está escrito é o respectivo que os experimentos do samba inspiram. São Tantas Páginas Belas Que, Na Sala de Troferus da Portela, Tia Surica Tem dificuldade para escolher uma conquista mais importante. “Caxias, Tem História emocionante”. Foi Tanta Luta Que, De Vez em Quando, Algum Pode Sentir Certo Cansaço Natural. O Frescor de Um Novo Carnaval Pode Encher de Mocidade Toda A Velha Guarda. “Um excesso de gente, estamos, estamos junto e vamos desfilar”.
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