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rumo aos 40% do PIB até 2050?

Redação Por Redação
5 de outubro de 2025
Em Notícias
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rumo aos 40% do PIB até 2050?
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com



Uma Carga Tributáia Brasileira Poderá Saltar para Quase 43% do Pib Até 2050, Mais Que Atuual PESO DOS IMPOSTOS EM PAISES COMO ALEMANHA E SUÉCIA. O AuMuto, de Quase Dez Pontos porcentuais em Relação aos níveis atuais, Deve Sor O Maior de Todo O Planeta.

Como estimatives são de um trabalho divulguado pelolo instuto esfera de estudos e inovação. Conforme o estudo, Assinado Pelo Economista Pedro Fernando Nery, um principal principal é Demografica.

Com uma população envelhecendo rapidamento, aumartará a elevão por elevão gasto púbblico, diretor em saúde e previdencia. Para Dar Conta da Despesa, uma tendênica é de que o estado Busque Arrecadar mais.

Envelhecimento da População presshanha contas públicas

Com Carga Tributáia Estimada em 33% Em 2023, Segundo o Estudo, O Brasil Já Tempeso de Impostos Aproximadamente 50% Maior Que A Média dos Países Emergentes e Cerca de 30% Maior A da américa latina e careba. E um pressionador Só tende um AuMARAR.

Um Razão Está Nos Números Demográficos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) Mostram que uma parcela da População com mais de 60 Anos Cresceu de 5,1% em 1970 para MEA 15,6% em 2022. A projeção em Índia. Saltou de 28,3 ANOS EM 2000 Para 35,5 em 2023 e Devador 48,4 em 2070.

Uma experiência internacional de Mostra, em Paises com Ampla cobertura de seguridade Social, como o Brasil, essa transição Demografica eleva automática A Carga Tributria.

O PONTO DE PARTIDA Já érsocupanto. Cerca de 90% dos Gastos do Governo São Obrigatórios e Não Podem Ser Cortados Livremente. Segundo o Banco Central, o Endividonto púbblico Saltou de 71,7% do pib em Dezembro de 2022 para 77,5% em agosto de 2025, o maior ítdice desde Novembro de 2021. PÚBLICAS FECHARAM NO VERMELHO EM 25 OCASIOS.

Alternativas para Reduzir A Carga Tributeria

Diante Desse Cenário, Quais São como Saís? Reduzir Despesas Públicas Sériia Uma Alternativa. O Problema é 90% dos gastos federais são obrigatácltiorios por lei ou pela constituição: previdenciia, saúde, educação, funncialismo. Mesmo Reformas Estruturais Profundas Levariam décadas para Mostar Efeito, Enquanto o Envelhecimento Avança Rapidamento.

Opção da seria Apostar na Reforma Trutriaia em andamento. Mas ela Tamboma Não Resolve. Uma reforma Estabelece o iva dual: UM IMPOSTO SOBRE VALOR AGREGADO DIVIDIDO ENTRADOR (CBS, uma contribição Sobre Bens e Servidores) e Estados e Municípios (IBS, O Imposto Sobre Bens e Serviços). O Embora simplifica uma Estrutura de Impostos Sobre Consumo, Não ataca o Crescimento dos Gastos ObriGatultórios vinculados ao envelhecimento populacional.

Redução dos benefícios

Resta, Então, Uma Terceira via. Diante Desse Cenário, Segundo Nery, uma resposta Reduzir os benefício de FisCais, Tambema Chamados de Gastos Tributários – Isenções e Reduzes de Alíquotas que equivalem a subsídios indiretos. “Α redução é desesejável para os esforquos de recompoções do resultado primário e estabilizaça da dívida pública”, aponta o estudo. O Resultado Primário é um diprerença Entre O que o Governo Arrecada Eo Que Gasta, SEM Contar os Juros da Dívida.

Mas quais são eses benefício fiscais? Entre os mais comuns para como Empreas Estão:

  • Simples Nacional E Microemprendor Individual (MEI)
  • Incentivos à agricultura e à agroindústria
  • Incentivos Regionais A Regiões menos Desenvolas, como o Norte e Nordeste (Zona Franca de Manaus)
  • Imunidades e isenções para serem atidades como templos de qualquer culto, partidos políticos, sindicatos e instituições de educação e assistência social

Para Pessoas Físicas, OS Principais Benefícios Fiscais São:

  • Deduções Não Irpf, Como Despesass Médicas e EducAção
  • Isenção para Lucros e Dividendos Distribuís

PROJEÇAS PARA 2050

Para entrar com um dimensão do problema, é preciso o olhar para o futuro. Como simulações, para 2050, considera o Nível de Carga Tributria, como a Projeção de Envelhecimento da Onu Eo Impacto Histórico da Transição Demografica Observada em Economias.

O PESO DOS Benefícios Fiscais Nessa Equação é Significativa. Sem elees, o brasil já estaria com uma carga tributália de abriximadamente 40%, uma mesma de paíss como uma suécia e noruega, que têm populazações envelhecidas e amplo gasto social. OS Gastos tributárrios correspondente a 6% do PIB, Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Ultimative, mais conservadora, Vem da receita federal. Segundo da Fisco, os Gastos Tributários federais são de 4,4% do pib. A DIFERENCA EM RELAÇÃO AOS CÁLCULOS DO MINISTÉRIO DA FAZENDA SE REFERÊNCIA A VALORES NOO Consideredos pela receita, como a isenção de lucros e dividendos no Irpf.

Benefício fiscais: entre uma “válvula de escape” eo descontrole

Esse dilema criaio cria um. O Instituto Esfera define a situação dos benefícios fiscais como um paradoxo: “Se, por um lado, os gastos tributários são candidatos naturais à racionalização em qualquer agenda de consolidação fiscal, por outro, em um país que ruma para ter uma das maiores cargas tributálias do Mundo, Eles Funcionam ainda que de modo distorcido como uma válvula de escape para uma economia “.

Em Palavras: OS beneficia o Aliviam A Pressão Sobre Empreas e Contribuintes, Mas, ao mesmo Tempo, Corroem a Arrecadação e Pressionam Orçamento PúBlico. ISSO força O Governo A Elevara Ainda Mais A Carga Tributáia Sobre que Não TEM ACESSO A ASSES INCENTIVOS, CRILDO UM CÍRCULO VICIOSO.

O Problema Piora porque, com uma perspectiva de elevaça da carga tributália em função do envelhecimento da população, uma demanda por manutenção e expansas decenturas incentivas tendem a um Crescer. E o Pais Não tem mecanismos Adequados para Controlá-Los.

Governo Fracassou em limite e benefício

O Governo Criou Muitos beneficia o Fiscais Sem Objetivos Claros, avaliação de efetividade ou cláusulas de caducidade (Cláusulas do pôr -do -solque determinam prazo de validade). Ficam ativos por inércia, à S VEZES POR DÉCADAS. Pior: Muitos Tornam O Sistema Tributerio Regressivo, ISTO É, FAVORECEM ProporcionalMENTE Mais os Ricos que os Pobres.

Exemplos de distorções

ALNGUNS CASOS ILUSTRAM O PROBLEMA. Como deduÇas, nenhum imposto de renda (IRPF) benéficos querem tem renda tributável suficiente para deduzir: majoritariators classes média e alta. A isenção de lucros e dividendos faz com que os rendimentos de capital distribuem fiques fóruns do imposto de renda, favorecendo os mais ricos. Um desonera, da Cesta Básica Éeficiete: Boa parte do benefício fica com Parcelas mais ricas, simpleme porque consomem mais em termos absolutos.

Houve Tentativas de Impor Controle. Um emenda constitucional 109, de 2021, Estabeleceu um teto de 2% do Pib para Gastos Trributerios federais A Partir de 2027. Um mesma emenda previa um criano de um relatório da crítica de Gastos Tributárrios (Lggt) Dos benefícios graduais. Mas uma tentativa Fracassou.

Uma Lei Nunca Saiu do Papel Devido à Não AprEstaça de Um Projeto. Falta de Consenso Político e Resistinncia de setorores Beneficiados Podem Ter Dificultado A Iniciative. O percentual se mantém acima dos 4% do pib.

Como Evitar O Descontrole Dos Benefícios Fiscos

Segundo Nery, um soluço não é abolir os benefício fiscais, o que a seria improvóvel e Indesejável Diante do AuMoMo da Carga Tribria, Mas Otimizá-Los. O FMI RECOMENDA QUE O REVOLE OS BENEFICOS FISCAIS COM O MESMO CUIDADO QUE COMO DESPESASSAS DIRETAS, COM COSTE IDEGADO, Mensurado e Comparável.

Para isso, uma lggt efica precisa instituir critérios rigorosos:

  • relevante e justificativa clara;
  • eficiênia e Custo-Beneficio;
  • Equidade, Evitando Concentração nos mais RiS Ricos; e
  • Simicidade e Controle

Há exemplos de Como Fazer Direito. O Professor do DIZ Diz que o Regime Especial da Indústria química (Reiq) Mostra Como Fazer Certo: Exige Termo de Compromisso Das Empreas, Cumprimento de Obrigações e Tempo Prozoo Programado. “Uma mera equipaça de Outros Gastos Setoriais à Sistemática do Reiq Já Seria Positiva”, Afirma Nery.

Uma experiência internacional de Tamboma Ofrece Lidões. PAISES COMO A ÍNDIA IMPLEMENTAÇÃO CLÁUSULAS DE CADUCIDADE PARA ISENÇÕES FISCAIS. Como os isenções expiram automaticamente, um Menos Que Avaliacos de Efetividade como justifiquem. A LGGT DEVERIA INCORPORAR ESSA OBRIGAÇÃO, AVALIA ELE.

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