No programa Última Análise desta quarta-feira (15), os convidados falaram a respeito da urgência e da reunião diplomática decisiva entre o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o Secretário de Estado americano, Marco Rubio. O tema serão as sanções tarifárias de 50% aplicadas pelo governo Trump aos produtos brasileiros. Lula parece demonstrar otimismo e chega a falar em “química” com o republicano. Porém, os americanos podem prolongar o impasse.
“Lula está animado mesmo. É aquela retórica que joga para a plateia. Do outro lado, você vê a sisudez dos americanos”, avalia o escritor Francisco Escorsim. Antecipa-se que o cenário para Vieira não será assim tão positivo, sobretudo diante das duras mensagens que o próprio Rubio tem feito em suas redes sociais.
Na pauta, além das tarifas, também serão aplicadas as sanções do governo americano impostas às autoridades brasileiras. Assim, as demais questões políticas, elencadas na primeira carta de Washington ao Planalto, que ligava a redução das tarifas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, não terá debate.
A cientista política Julia Lucy lembra da origem cubana de Rubio, que lhe dá um conhecimento íntimo dos horrores de um regime comunista. “Ele não vai deixar passar a oportunidade de enquadrar o Brasil. Ele sabe o que está acontecendo e não vai deixar o país se transformar em uma ditadura comunista”, ela afirma.
STJ atrasa citação de Moraes
As autoridades brasileiras estariam bloqueando a citação de Alexandre de Moraes em um processo movido nos Estados Unidos pelas empresas Rumble e Trump Media. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao receber o pedido de notificação da justiça americana, colocou o arquivo em segredo e pediu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), atrasando o procedimento.
Escorsim expressa perplexidade diante de tal atraso, pois a citação deveria ser uma “mera formalidade” no processo. “Está muito estranho, pois a intimação se deu em setembro e, no mesmo dia, há o parecer da PGR, que a gente não sabe o que é, porque está mantido em sigilo”, diz ele.
O novo ministro do STF
Após o ministro Luís Roberto Barroso anunciar sua aposentadoria antecipada do Supremo Tribunal Federal (STF), Lula já teria articulado o sucessor, em jantar com os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, e Flávio Dino. As especulações se concentraram nos nomes do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e no Advogado-Geral da União Jorge Messias.
“Lula vai negociar muito bem essa vaga. Meu chute é que vai pro Pacheco. Ele é do PSD e o PSD é um partido muito estratégico para qualquer candidatura à presidência. Assim, ele traria um partido importante ao palanque e contaria com o apoio do próprio Senado Federal”, avalia Lúcia.
O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a sexta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas tentados para os rumores do país.
Deixe o Seu Comentário