BCN

Questão resolvida sobre neocolonialismo, da Unifor

Questão resolvida sobre neocolonialismo, da Unifor



(Unifor/2021) See More O neocolonialismo foi uma política de expansão territorial e econômica praticada pelas potências europeias a partir do século XIX. Em 1885, as principais potências europeias se reuniram na Conferência de Berlim. O evento marcou uma completa reorganização das fronteiras da África, dividindo o território entre si em áreas de influência e exploração. Observar uma carga:

Sobre o tema, é possível afirmar que
A) para reorganizar as fronteiras, os europeus levaram em consideração a divisão étnica já existente no continente.
B) a rivalidade entre as potências europeias intensificadas-se e os países desejavam formar alianças que culminariam na Segunda Grande Guerra Mundial.
C) muitas das fortes emoções pelos dominadores duram hoje até no continente africano, criando ou aumentando a rivalidade entre diversos grupos étnicos. Um dos exemplos mais marcantes foi o conflito entre hutus e tutsis, em Ruanda.
D) o imperialismo europeu não chegou a causar a extensão de idiomas, embora tenham sido instituídas línguas oficiais, que eram adotadas nas escolas, nos documentos e pelo governo local.
E) o neocolonialismo produziu economias policultoras na África, voltadas para atender às necessidades internas, principalmente.

RESOLUÇÃO:
O neocolonialismo (ou imperialismo) compreende as fases política e econômica de colonização dos países africanos e asiáticos pelos europeus e pelos Estados Unidos, durante todo o século XIX e parte do século XX.
No caso da África, o principal método de dominação da população foi aproveitar as rivalidades já existentes entre os diversos grupos étnicos, o que é percebido até nos dias atuais.
Res.: C

VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre Imperialismo na África e na Ásia, da Anhembi Morumbi 2014.

Sair da versão mobile