BCN

Queimadura de sol: 5 cuidados para quem não caprichou no protetor solar

Queimadura-de-sol-5-cuidados-para-quem-nao-caprichou-no.jpg


Exagerar na exposição solar e deixar o protetor de lado é uma combinação que pode prejudicar gravemente a pele durante o verão e causar noites mal dormidas. O resultado pode ser desde leves leves a queimaduras mais graves, com bolhas e descamação da pele.

Dermatologista dá 5 dicas para cuidar das queimaduras de sol – Foto: Pexels/Divulgação/ND

Para começar 2023 sem errar quando for se refrescar na praia ou na piscina, a dermatologista de Florianópolis, Carol Berger, recomenda o que se deve fazer quando tomar aquela “torrada” no sol.

1 – Hidratação

A dermatologista explica que as queimaduras podem variar com o tempo de exposição ao sol e a gravidade. Quando a pele fica dolorida, é identificada como queimadura de 1º grau.

“A indicação nesses casos é hidratar a pele com substâncias próprias calmantes e substâncias que venceram óxido de zinco”, explica Berger.

Os produtos aplicados na pele devem ser dermatologicamente testados, já que a pele vai estar muito irritada e sensível e substâncias caseiras podem acabar piorando o processo.

2 – Analgésico

Se a dor for muito intensa, o paciente pode utilizar analgesia ou anti-inflamatório simples para aliviar a dor da queimadura, como o paracetamol ou a aspirina. Mas é importante verificar se não há alergias quanto a esses medicamentos.

3 – Beber muita água

Quem toma um “torrão” pode ter também uma desidratação causada pela exposição prolongada. Assim, é preciso relatar a perda de líquidos e beber muita água, o que ajuda também a reduzir a temperatura corporal.

4 – Compressas geladas

A dor intensa pode ser diminuída com compressas geladas. Pode-se aplicar gazes ou toalhas umedecidas em água ou soro fisiológico na parte do corpo. A indicação é que seja por cerca de 15 minutos.

Também é possível usar chá concentrado de camomila (dois saquinhos para 200 ml de água) gelado. A aplicação pode ser feita com algodão, três vezes ao dia.

5 – Evite arrancar a pele

Após uma queimadura solar, a pele pode descascar porque está eliminando células mortas de forma mais precoce, afirma a dermatologista. A orientação de mantém: sempre hidratar e evitar arrancar as casaquinhas. “Deixe que a pele descame de forma natural e progressiva.”

Quanto de protetor solar aplicar

É importante aplicar o filtro solar meia hora antes da exposição, mas quantidade de protetor solar para aplicar na pele costuma confundir as pessoas. Afinal, quanto usar?

“Nós recomendamos, em média, a quantidade equivalente a uma colher de chá para o rosto e três colheres de sopa para o corpo. Lembrando sempre que deve ser um fator 30 ou maior. Nas peles mais claras, deve-se usar um protetor 50 pelo menos, por que há mais riscos de queimaduras, devendo ser reaplicado de duas em duas horas. Em caso de entrada no mar o na piscina, ou suor intenso, deve-se aplicar antes”, completa Carol Berger.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Diversa+ na palma da sua mão.


Sair da versão mobile