BCN

Prefeito acompanha funcionamento do 1º Hospital de Cirurgias em Suzano

REDE BCN 5

Em 12 dias, unidade já atendeu mais de 200 pessoas; expectativa é de que ocorram 400 cirurgias por mês. Foto: Divulgação

O prefeito Rodrigo Ashiuchi e o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, estiveram na manhã desta terça-feira 12, no Hospital Auxiliar das Clínicas (HC) de Suzano. Na ocasião, as autoridades acompanharam o funcionamento do 1º Hospital de Cirurgias do Estado de São Paulo, localizado no bloco C do complexo, que já contemplou mais de 200 pessoas neste mês.

Acompanhados do diretor-executivo do HC, Eduardo Santocchi; da coordenadora da unidade, Carolina Paschoal; do diretor-clínico do hospital, Antônio Yoti Sakotani; do médico-responsável pelo Bloco C do HC, Pablo Manoel Bandeira; e do coordenador de Enfermagem da Prefeitura de Suzano, Matheus Miyake, Ashiuchi e Ishi conheceram de perto o trabalho da nova unidade.

De acordo com a equipe técnica do Hospital, em 12 dias, o local já recebeu mais de 200 pacientes, que passaram pelo pré-operatório, que consiste em consultas com cirurgião, anestesista e cardiologista, bem como em exames laboratoriais e de imagem. “Após as etapas de consultas e exames, os pacientes são chamados para a cirurgia”, informou Carolina.

Encaminhados via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), os pacientes são prioritariamente de Suzano e das cidades do Alto Tietê. “Por dia, estão vindo cerca de 25 pessoas para o pré-operatório. Já para as cirurgias, nossa expectativa é de realizar 16 por dia.

Tudo isso graças a uma estrutura de qualidade, com duas salas de cirurgia, dez leitos de recuperação, dez de enfermaria de retaguarda e três de pré-operatório, com uma equipe de quase cem pessoas, entre corpo médico, equipe de assistência e administrativo”, continuou a coordenadora do HC.

Ainda na visita, a direção do Hospital de Cirurgias informou o chefe do Executivo suzanense de que, com as realizações do pré-operatório, a unidade já começa a realizar as cirurgias nesta quarta-feira (13/07). “Recebemos essa grande novidade, de que a primeira cirurgia já será realizada em 13 de julho. Inclusive, mesmo depois dos procedimentos, os pacientes têm retorno médico no próprio HC”, informou o secretário municipal de Saúde.

Na sala de espera, o prefeito conversou com a paciente Francisca da Cunha, de 73 anos. Moradora da região, ela estava acompanhada de sua filha Cláudia da Cunha aguardando ser chamada para a fase final do pré-operatório. “Não conhecia essa estrutura e achei o hospital muito bonito. Por aqui, estou fazendo todos os exames e consultas do pré-operatório. Foi tudo muito rápido e agora estou tranquila e feliz para fazer a minha cirurgia”, disse.

Em sua fala, o prefeito Rodrigo Ashiuchi reforçou a importância do Hospital para Suzano e região. “Essa unidade aberta traz mais dignidade às famílias, contemplando mensalmente 400 pacientes, não só com a cirurgia, mas com uma checagem completa, incluindo exames laboratoriais, de imagem e retorno ao médico pós-cirurgia.

Quero agradecer a todos os cem profissionais que atuam no local, ao passo em que agradeço o empenho dos deputados estaduais André do Prado e Estevam Galvão de Oliveira e do deputado federal Marcio Alvino, dos vereadores de nossa cidade e de todos os prefeitos que integram o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). Também registro minha gratidão ao secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, e ao governador Rodrigo Garcia”, finalizou.

Sair da versão mobile