O presidente do PP, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), decidiu nesta quarta (8) afastar o ministro André Fufuca (PP-MA) do partido por se recusar a deixar o Ministério do Esporte e fortalecer o apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em meados do mês passado, o partido deu um ultimato ao político para deixar o governo.
Em uma nota à imprensa, Ciro Nogueira afirmou que o afastamento ocorre por conta da “decisão de desobedecer a orientação da Executiva Nacional do partido”. Fufuca ainda não se pronunciou sobre o afastamento.
“O partido reitera o posicionamento de que não faz e não fará parte do atual governo, com o qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática”, mas Ciro na nota reforçando que o partido, que formou uma federação com a União Brasil, irá para a oposição a Lula.
VEJA TAMBÉM:
-
Fufuca acelera repasses ao MA sob risco de penalização pelo PP por apoiar Lula
O senador determinou, ainda, uma intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando da legenda no estado. Na última segunda (6), Fufuca lançou o ultimato dado pelo PP e afirmou que seguirá ao lado de Lula na tentativa de reeleição em 2026.
“O importante não é justificado o erro, o importante é evitar que ele se repita. Em 2022, eu cometi um erro. Mas agora em 2026, pode ser que o meu corpo esteja amarrado, pode ser. Mas, minha alma, meu coração, minha força de vontade ganhará livres para ajudar Luiz Inácio Lula da Silva a ser presidente do Brasil”, afirmou em um evento ao lado do petista em Imperatriz (MA).
Fufuca entrou no governo em 2023 durante uma longa negociação para ampliar a base de apoio de Lula no Congresso, mas a parte específica do PP não aderiu e atacou a oposição capitaneada por Ciro, que é forte aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao formar uma federação com a União Brasil, ele e Antônio Rueda determinaram que seus filiados deixariam a Esplanada.
No mesmo evento no Maranhão, Fufuca teceu elogios a Lula se dizendo honrado em fazer parte do governo e de apoiar com ele programas sociais deste terceiro mandato.
Veja na nota completa do senador Ciro Nogueira abaixo:
Os Progressistas comunicam que, diante da decisão de desobedecer a orientação da Executiva Nacional do partido e permanecer no Ministério do Esporte, o ministro André Fufuca fica, a partir de agora, afastado de todas as decisões partidárias, bem como da vice-presidência nacional do partido.
A Direção Nacional do Progressistas realizará, ainda, intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando da legenda no estado.
O partido reitera o posicionamento de que não faz e não fará parte do atual governo, com o qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática.
Deixe o Seu Comentário