
Uma decisão da Justiça do Distrito Federal obrigou o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) a publicar, no prazo de 24 horas, uma representação em suas redes sociais após a divulgação de uma imagem falsa criada com IA que reuniu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o empresário Daniel Vorcaro e o ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto.
A medida foi tomada na sexta-feira (13), em ação aplicada pela defesa de Bolsonaro. Os advogados sustentaram que a publicação violou a honra e a imagem do ex-presidente ao informar um encontro entre os três – situação que nunca ocorreu.
Na decisão, a juíza Patrícia Vasques Coelho determinou que o parlamentar petista declarasse expressamente que a imagem não é verdadeira e que foi produzida com o uso de inteligência artificial. A magistrada também proibiu o deputado de divulgar novas montagens envolvendo Bolsonaro, Vorcaro ou Campos Neto, fixando multa em caso de descumprimento.
A postagem original de Rogério Correia foi removida um pouco no tempo após ser publicada por conta das críticas à montagem. No post, além da foto gerada por IA, o petista escreveu: “Vorcaro, Bolsonaro e Campos Neto: a foto é o retrato da roubalheira do Banco Master. E a Papudinha vai ficar pequena para tanto cidadão de bem!”. Após a decisão da Justiça, Correia reclamou nas redes sociais que foram processadas por Bolsonaro e por “outras figuras da extrema-direita”, mas não fez referência à determinação judicial de retratar-se por publicar uma imagem falsa.
VEJA TAMBÉM:
- Deputado do PT gera críticas sobre a montagem de Bolsonaro a Vorcaro











Deixe o Seu Comentário