• Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
BCN
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
BCN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Os próximos passos de Mendonça como relator do caso Master

Redação Por Redação
14 de fevereiro de 2026
Em Notícias
A A
Os próximos passos de Mendonça como relator do caso Master
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com



Como novo relator do caso Mestre no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro André Mendonça terá que decidir se continua com a linha que vinha sendo conduzida por Dias Toffoli.

Um dos pontos de avaliação é que as investigações serão desmembradas e parte do inquérito será remetida de volta para a primeira instância de São Paulo e do Distrito Federal, como planejará seu antecessor na relatoria. A ideia de Toffoli era manter no Supremo apenas as apurações que poderiam envolver autoridades com prerrogativa de foro especial.

Mendonça também passou a ter o poder de levantar o sigilo imposto pelo ex-relator das investigações do Banco Master. O nível de restrição estabelecido por Toffoli impede o acesso público não apenas ao conteúdo dos autos, mas até mesmo de nomes de advogados e entradas de petições no processo.

O novo relator foi selecionado para resolver o caso após uma reunião a portas fechadas realizada na quinta-feira (12) entre membros da Corte. Uma conversa, de emergência, foi convocada pelo presidente do STF, Edson Fachin, após relatório da Polícia Federal (PF) revelando conversas telefônicas entre Toffoli e o ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.

VEJA TAMBÉM:

  • Acordão do STF no caso Mestre poupou Toffoli e revela avaliação de ministros com a PF

Toffoli já vinha sendo insistente a declaração de suspeita e a deixar a relatoria após uma série de controvérsias, mas resistia à pressão. No ano passado, ele respondeu ao Peru em um jatinho particular junto com o advogado de um dos diretores do Master.

Além disso, ele mesmo admitiu que foi sócio da empresa Maridt, uma das donas de um resort de luxo junto com o fundo Arllen, ligado a Vorcaro.

VEJA TAMBÉM:

  • Delegados da PF pedem à Câmara o poder para questionar suspeitas de juízes

A retirada do caso da primeira instância, a decretação de sigilo máximo e uma determinação pra que as apreensões feitas na segunda fase da Operação Compliance Zero, da PF, fossem “lacrados e acautelados” no STF, também geraram desconfiança.

O inquérito tramitava na 10ª Vara Federal de Brasília, mas “subiu” ao STF após um pedido de defesa de Vorcaro fundamentado em um contrato imobiliário de um deputado com o empresário. O documento, no entanto, não é objeto de investigação.

VEJA TAMBÉM:

  • Parlamentares pressionaram por investigação e impeachment de Toffoli após afastamento do caso Master

Mendonça deve atuar com discrição no caso Master para arrefecer crise do STF

Na tarde de sexta-feira (13), após assumir a relatoria do caso, Mendonça reuniu-se justamente com delegados da PF que atuam nas investigações sobre o suposto esquema bilionário de fraude no Master. A intenção do ministro e dos auxiliares foi obter um panorama sobre os inquéritos e alinhar questões técnicas e processuais. O encontro durou cerca de duas horas.

Além da equipe envolvida na investigação, participaram membros da diretoria-executiva da PF e da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção (Dicor).

Interlocutores de Mendonça ouvidos pelo Valor Econômico não sabiam dizer se haveria a devolução das investigações sobre o Mestre para a primeira instância. Eles contam que “ainda é cedo” e o ministro agora pretende apenas se situar sobre como estão as apurações até aqui e quais devem ser os próximos passos.

Ao jornal O Globopessoas próximas do ministro afirmaram que as palavras de ordem no momento são “serenidade e responsabilidade”. A expectativa é que ele não faça manifestações públicas no momento e conduza o caso com discrição, evitando ampliar a turbulência que marcou a fase anterior do processo.

Sob reserva, outros ministros da Corte disseram à publicação que Mendonça tende a se concentrar em aspectos processuais e a evitar movimentos que possam ser interpretados como resposta a uma pressão política. A leitura interna é de que o momento é sensível para o tribunal e que sua atuação poderá ajudar a arrefecer uma crise.

Provas produzidas durante relatoria de Toffoli serão preservadas

Na reunião de emergência em que foi decidido pela saída de Toffoli do caso Master, os ministros descartaram a possibilidade de declarar a suspeita ou o impedimento do ministro.

Além disso, garantimos que as provas produzidas durante a reportagem de Toffoli não serão anuladas ao considerar a “plena validade” dos atos praticados pelo ministro no inquérito principal e em “todos os processos” a ele “vinculados por dependência”.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: André MendonçaBanco MestreCasocomodias toffoliedson fachinMasterMendonçapassospróximosrelatorSTF
Postagem Anterior

Isadora Cruz comemora ouro inédito de Lucas Pinheiro

Próxima Postagem

Paolla tira o salto e se joga na folia no Cordão da Bola Preta

Próxima Postagem
Paolla tira o salto e se joga na folia no Cordão da Bola Preta

Paolla tira o salto e se joga na folia no Cordão da Bola Preta

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

COMPRA - VENDE - ALUGA E ADMINISTRA

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

IINVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613
Foto: Reprodução

CURSOS ONLINE

  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Vá para versão mobile
%d