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Novo plano para educação inclui eixo climático e amplia gastos

Redação Por Redação
14 de outubro de 2025
Em Notícias
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Novo plano para educação inclui eixo climático e amplia gastos
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com



O parecer do relator deputado Moisés Rodrigues (União-CE) ao projeto do novo Plano Nacional de Educação (PNE) foi apresentado nesta terça-feira (14) na Comissão Especial da Câmara dos Deputados dedicada ao tema. O texto traz algumas mudanças relevantes em relação ao projeto original enviado pelo governo, entre elas o aumento da meta de investimento total em educação no Brasil e a criação de um eixo temático voltado para mudanças climáticas e sustentabilidade, algo introduzido no histórico dos PNEs brasileiros.

O PNE é um plano decenal que orienta as metas e estratégias da política educacional em todo o país. Ele funciona como um norte para a ação do Executivo nos âmbitos federal, estadual e municipal, orientando os investimentos e as prioridades. O plano atual, aprovado em 2014, vigoraria até o final de 2024 e foi prorrogado até 2025, e o novo texto define metas para o período de 2025 a 2035.

Entre as principais metas mais gerais do projeto do novo PNE estão o objetivo de garantir a alfabetização até o 2º ano do ensino fundamental, a valorização dos profissionais da educação básica, a criação de um programa nacional de infraestrutura escolar vinculado ao MEC – que pode acabar tirando poder de estados e municípios – e a ampliação da educação integral.

O plano também estabelece um cronograma com revisões obrigatórias a cada dois anos e determina que União, estados e municípios elaborem planos operacionais intermediários com metas locais.

O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve presente na reunião da comissão especial que analisou o parecer, assim como Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara. Motta enfatizou sua luta para eliminar o “radicalismo” do debate, ao explicar a escolha de Tabata Amaral (PSB-SP) para presidir a Comissão Especial e de Moisés Rodrigues para ser o relator.

“Quando eu tive a oportunidade de escolher essa dupla aqui para presidir a Comissão Especial e para relatar o novo Plano Nacional de Educação, eu pedi a eles só uma coisa: que não largamos o radicalismo político que o Brasil está atrapalhando a discussão do Plano Nacional de Educação”, afirmou o presidente da Câmara.

Uma das mudanças mais importantes entre a aparência e o projeto original é a elevação da meta de gasto público total com educação de 10% para 11% do PIB, somando recursos públicos e privados. Isso significa, na prática, ampliar os recursos que circulam na rede pública de ensino e nos programas federais de educação, o que deve reabrir um debate antigo: embora o gasto com educação tenha crescido de forma intensa nas últimas décadas, os indicadores de continuar aprendendo estagnados.

Outra novidade é a introdução de um eixo temático dedicado às mudanças climáticas e de sustentabilidade. Ele vai orientar políticas no conteúdo curricular, na formação de professores e em práticas escolares. O tema passará a ser tratado de forma transversal nas disciplinas, com programas específicos de educação ambiental e climática; os professores deverão ser capacitados para trabalhar o assunto em sala de aula; As escolas devem adotar políticas de sustentabilidade, como uso racional de recursos e ações voltadas para a preservação ambiental.

O parecer também detalha mecanismos de monitoramento da qualidade da educação climática ao recém-aprovado Sistema Nacional de Educação (SNE). Os estados e municípios deverão alimentar um sistema nacional de informações em tempo real, para permitir que o governo federal acompanhe de forma mais precisa a execução das metas e tenha uma base de dados mais integrada para orientar políticas públicas.

Na gestão escolar, o olhar detalha os critérios para a escolha dos diretores, combinando desempenho e participação da comunidade escolar. Hoje, os critérios variam bastante entre estados e municípios. A proposta tende a uniformizá-los.

Outro ponto relevante é a meta de ampliar o ensino em tempo integral. O projeto original prevê que 40% das escolas funcionarão em tempo integral até 2035; o parece elevar essa meta para 50%.

As mudanças se somam a outras como a reorganização de metas para alfabetização além de atualizações em indicadores de qualidade. O deputado Moses Rodrigues afirma que o texto “é supermoderado, um texto que traz as contribuições de toda a sociedade civil e também do Congresso Nacional e que proporcionará uma nova dinâmica para a educação brasileira”.

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Tags: Alfabetizaçãoampliacâmara dos deputadoscamilo santanaClimáticocongresso nacionalEducaçãoeixoEnsinoensino fundamentalgastosgoverno federalhugo mottaincluiinvestimentosMEC-Ministério da EducaçãoMoisés Rodriguesmudanças climáticasnovoparaplanoTabata Amaral
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