O serviço chega a mais 11 pontos no interior e alcança as 90 unidades da Rede no Estado, incluindo as três carretas do SAC Móvel, a partir de segunda-feira (11). Entre os documentos que serão emitidos na ação está a Carteira de Identidade Nacional – CIN Divulgação A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passou a ser confeccionada em todas as unidades do SAC na Bahia a partir de segunda-feira (11). A informação foi divulgada pelo órgão quatro meses após o início da operação no estado. Além das unidades que já tinham oferecido a CIN, agora o serviço é ampliado nos Pontos SAC Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique- Xique. Ao todo, são 90 unidades da rede na Bahia, incluindo as três carretas do SAC Móvel. O atendimento da CIN é realizado somente por agendamento prévio, que deve ser feito através do aplicativo ou portal do órgão, ou pela central de atendimento: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). Entenda como funciona o CIN A primeira via do CIN é gratuita e tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar também uma cópia. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditivas, visuais, físicas e intelectuais; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. Outra novidade da CIN é a inclusão do nome social no pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda contém um QR Code para verificação de danos e verificação de dados. É importante ressaltar que os cidadãos não são obrigados a se dirigirem imediatamente aos postos SAC para trocar de documento. O padrão antigo, RG, tem validade até dia 28 de fevereiro de 2032. Já CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada. Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
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