Equipes da diplomacia do Brasil e dos Estados Unidos já estão na Malásia negociando um encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump durante a viagem que fazem ao país asiático para participarem da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), que será realizado entre os dias 26 e 28 de outubro.
Lula estará no país malaio no final de semana após uma escalada em Jacarta, na Indonésia, onde chegou na manhã desta quarta (22) para participar de reuniões bilaterais com autoridades, entre elas com o presidente Prabowo Sbianto e o secretário-geral da Asean, Kao Kim Hourn. É a primeira visita de um chefe de Estado brasileiro desde 2008.
Na sequência, o presidente brasileiro viaja para Kuala Lumpur, capital da Malásia, para participar da cúpula e possivelmente se reunir com Trump. Segundo o Ministério das Relações Exteriores informou à Gazeta do Povoequipes diplomáticas tentaram organizar o encontro entre os dois líderes em meio a uma agenda de compromissos.
VEJA TAMBÉM:
-

Líder confirma que Lula indicará Messias ao STF contra vontade de Alcolumbre
Fontes à par das negociações afirmaram que os negociadores adotaram um tom de cautela sobre o encontro por ainda não haver uma notificação oficial da Casa Branca. Na semana passada, o ministro Mauro Vieira também afirmou que uma audiência de Lula e Trump poderia ser realizada durante essa viagem à Malásia – a possibilidade foi levantada após uma reunião de trabalho com o secretário do Departamento de Estado norte-americano, Marco Rúbio.
A reunião, se confirmada, deve ser focada em temas como a tributação de 50% sobre os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos e a retirada de avaliações às autoridades, observando que foi conversado pelos dois presidentes em um telefonema no começo do mês.
“Conversamos por 30 minutos e relembramos a boa química que tivemos no encontro em Nova York”, afirmou Lula em uma postagem em uma rede social referente ao breve contato que teve com Trump durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, no final do mês passado.
Naquele mesmo dia, Lula “aventou a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia”, segundo afirmou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) em uma nota publicada pouco depois.
A ligação foi negociada em sigilo e divulgada à imprensa apenas após ser realizada. Desde então, os dois governos vêm mantendo conversas de alto nível para negociar pontos das avaliações impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. Fontes afirmam que as questões políticas não estão sendo tratadas, e sim apenas comerciais e a relação bilateral de 201 anos entre os dois países.











Deixe o Seu Comentário