Frequentadores dos bares dizem que as investidas dos insetos aconteceram nos últimos meses nos bares da Lapa, Glória e Catumbi. A Secretaria Municipal de Saúde informou que uma equipe da Vigilância Sanitária do Rio foi até um dos locais para averiguar a situação. Luísa Basílio precisou tomar injeção no hospital para conter a alergia causada pela picada dos percevejos Arquivo pessoal Luisa Basilio, frequentadora do bar Ximeninho, na Glória, contorno ao g1 que a irritação causada pelas picadas de percevejos, insetos que infestaram mesas e cadeiras de madeira de bares do Centro do Rio, provocou uma alergia tão forte que ela disse estar com dificuldade de dormir por conta do incômodo. A Secretaria Municipal de Saúde invejou, nesta quinta (12), uma equipe até um dos locais para verificar a situação. “Não sei se é porque sou alérgico, mas não consigo dormir sem acordar com a emergência. Vou voltar na emergência amanhã, está complicado mesmo”, disse Luísa. Ela disse que, na sexta (6), um amigo contou que estava no mesmo bar uma semana antes e o mesmo aconteceu. “Um amigo disse que a namorada dele, que esteve no mesmo bar na semana anterior, ficou toda empolada. Quando olhou para as cadeiras, uma menina descobriu que eram perceptíveis”, disse. Mayara Marques, namorada de Luísa, publicou uma postagem que viralizou nas redes sociais contando sobre uma ocorrência alérgica dos percebidos. Os comentários dizem que as investidas dos insetos aconteceram principalmente nos últimos meses nos bares da Lapa, Glória e Catumbi. “Provavelmente é uma norma de percepção mesmo no Rio de Janeiro. Na postagem que eu fiz, tem gente falando que até em Botafogo tem e também na casa de um amigo, na Tijuca. Então não é uma coisa pontual, entendi? Eu acho que é um problema de saúde pública”. Procurados pelo g1, os responsáveis pelo restaurante Ximeninho afirmaram que trocaram o mobiliário de madeira pelo de plástico assim que souberam da situação. “O Grupo Os Ximenes teve conhecimento do ocorrido e já acionou os órgãos responsáveis da Prefeitura, que já foi ao local e informou que tomará as providências preventivas. Como medida preventiva, já foi realizada uma dedetização nas mesas e cadeiras e será realizada uma limpeza de alta pressão no mobiliário. As mesas e cadeiras foram substituídas por outras de plástico até que o problema seja sanado que a saúde e o bem-estar de nossos clientes é nossa prioridade e pedimos que os problemas nos procurem para que possamos prestar assistência. “, diz a nota do restaurante. O g1 também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que afirmou que uma equipe do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária do Rio (IVISA-Rio) foi até o averiguar local o ocorrido. “O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) recebeu na noite de quarta-feira (11) três marcas registradas na Central 1746 para a rede de bares referidas. Uma equipe do órgão esteve hoje (12) na filial Glória, onde teria Ocorreu o fato relatado, para uma avaliação da situação, e a propriedade já foi desinsetizada e as cadeiras trocadas não foram encontradas sinais de percepção no local. caso”, diz a nota da SMS. A secretaria também informou que não há, até o momento, registro de reclamações para outros estabelecimentos que não sejam do Grupo Os Ximenes. Denúncias e pedidos de vistoria deverão ser feitos pelo telefone ou site da Central 1746 da Prefeitura. O restaurante da rede “Os Ximenes” trocou todo o mobiliário de madeira pelo de plástico Divulgação/Grupo Os Ximenes
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