O senador Sergio Moro (União-PR) elogiou neste sábado (11) o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux após o magistrado solicitar vista de um recurso, suspendendo temporariamente o julgamento em que o ex-juiz da Lava Jato é acusado de caluniar o também ministro Gilmar Mendes.
Na manifestação no X, Moro afirmou que o gesto representa “uma oportunidade única para revisar a denúncia apresentada ‘apressadamente’ pela PGR”. O pedido de vista não altera o resultado já formado até o momento: a Primeira Turma do STF já possui maioria para manter Moro como réu. Contudo, a decisão antes da conclusão do julgamento, uma vez que Fux terá até 90 dias para analisar o processo antes de devolvê-lo à Turma.
A polêmica surgiu a partir de um vídeo gravado durante uma festa junina em 2022, no qual Moro teria sugerido que seria possível “comprar um habeas corpus” de Gilmar Mendes. A denúncia foi apresentada em 2023 pelo então procurador-geral da República, Augusto Aras.
A relatora do caso, ministra Cármen Lúcia, votou pela manutenção da ação penal, acompanhada pelos demais integrantes da Primeira Turma: Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Cristiano Zanin — este último conhecido por ter atuado como advogado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Operação Lava Jato. A defesa de Moro sustenta que ele não tinha intenção de caluniar Gilmar Mendes e descreveu o episódio como uma “piada infeliz”.
Deixe o Seu Comentário