Ícone do site BCN

Ministros de Lula voltam ao Congresso pra destinar emendas

Ministros de Lula voltam ao Congresso pra destinar emendas

Ministros De Lula Voltam Ao Congresso Pra Destinar Emendas.jpeg

O governo federal exonerou temporariamente nesta terça-feira (3) os ministros André Fufuca (Esporte), Celso Sabino (Turismo) e Carlos Fávaro (Agricultura) para que reassumam seus mandatos no Congresso Nacional e possam liberar emendas parlamentares. A exoneração dos ministros foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na mesma data.

VEJA TAMBÉM:

  • Câmara deve analisar ressalvas de Dino após liberação das emendas

Celso Sabino e André Fufuca retornaram à Câmara dos Deputados, enquanto Carlos Fávaro reassumiu sua cadeira no Senado Federal. Segundo o governo, a medida é temporária, e os ministros deverão devolver às suas cargas na Esplanada dos Ministérios após o período necessário.

A prática, comum no final do ano, permite que os parlamentares licenciados destinem recursos às suas bases eleitorais, cumprindo compromissos com os municípios que os elegeram. Além disso, a estratégia visa fortalecer as votações de interesse do governo no Congresso.

Nas próximas semanas, deputados e senadores deverão analisar o pacote de medidas para o corte de gastos públicos, considerado uma prioridade para o Palácio do Planalto. A presença dos ministros em suas cargas legislativas pode ser decisiva para garantir o apoio às propostas, tendo em vista, uma forte resistência de várias bancadas com o assunto.

Nesta terça-feira (3), o presidente Arthur Lira se reuniu com os líderes partidários para definir a programação das votações e as prioridades nessa reta final do ano.

Sair da versão mobile