Uma Ministra Maria Elizabeth Rocha Assumiu Nesta Quarta-Fira (12) Uma Presidênia do Militar Tribunal Superior (STM). Indicada Pelo Presidente Lula (PT) Em 2007, ELA É A Prime Mulher A Comandar A Justiça Militar Em 217 Anos do Órgão.
“Sou feminista e me orgulho de ser muther! Peço licença poética a Milton nascimento e lô borgas para dizer: 'porque se chamavam mulheres, também se chamavam sonos, e sonos não envelhecem!',
Ela Defendeu O Papel Das Forças Armadas Na Proteção da Soberania Do País. “As Forças Armadas, esquadrinhadas pela Constituição cidadã, defendem a soberania da Nação ea segurança do regime democrático quando o espectro dos conflitos internos e externos atinge o grau de gravidade máxima, dando destaque à cadeia de comando, à hierarquia e à disciplina ”, Disse.
DURANTE O PRONUNCIAMENTO, MARIA ELIZABETH TAMBÉM CRÍTICO A DESIGUALDADE DE GÊNERO no País. “Lamentavellente o Brasil é considerado, segundo o ÍNDICE GLOBAL DE DISPARIDADE DE GÊNERO DE 2024, UM DOS MAIS DESIGUAIS DO MUndo, OcuPando o 70º Lugar. Está refletindo como mazelas de um estado que ainda se esbate contra discriminações e preconceitos, herdados de uma estrutrura patrimonialista-patriarcal “, destacou.
O Ministro Francisco Joseli Parente Camelo, Atualmente Presidente do STM, PUSPROMA UMA VICE-PRESIDÊNCIA PARA O BI ÊNIO 2025-2027. Lula Acompanhou Uma Cerimônia de Posse Junto Com os presidentes do Tribunal Supremo Federal (STF), Luís Roberto Barroso; do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP); E da Câmara, Hugo Motta (republicanos-PB).
“A Investidura da Ministra Maria Elizabeth Significa um Passo Decisivo de Afirmaça da condição feminina, Expressão de Um Espírito Iluminista Que Repele Qualquer Traço de DeScriminação e Reafirma A) Destro -Financreno de Financão Nafirma Antro -Finnes Da Cunha Bierrenbach em nome do stm.
Em Nota, o Tribunal Informou que um dos Objetivos centrais do mandato da nova presidente é aprovou sem congresso uma proposta de emenda à constituição (pec) que autoorize um corte Militar como integrante do conselho nocional de justiça (cnj).
O discurso feminista da nova presidente do stm vai de Encontro A Declaração feita por lula em Evento No Planalto Mais Cedo. DURANTE O LANÇamento do Novo Consignado, Ó Presidente da República Disse ter Escolhido “Uma Mulher Bonita” para Diminuir A resistência do congresso na Articulação política. O PETISTA SE REFERIA A NOVA MINISTRA DAS RELAÇÃO INSTITUCIONALIS, GLEISI HOFFMANN (PT-PR).
“ACHO MITO IMPORTANTE Aqui o presidente da Câmara e do Senado, porque uma coisa que eu quero quero mudar, estabelecer a relação com vocês, por isso eu coloquei essa mulher bonita para ser ministra da Reláza Vocês ”, Disse Lula.
Maria Elizabeth Cobrou O Presidente e Pela Indicação de Mais Mulheres No Governo. “Meu Querido Presidente, Lula, uma magistratura feminina o aplaude e permanece EsperançoSa de Que como Mulheres Continuem SendO indicadas não Apenas para o poder Judiciário, MAS Para Todos Espaça de Participação.
Defesa da Hierarquia militar
O Procurador-Geral de Justiça Militar, Clauro Roberto de Bortoli, Defendeu Uma necessidade de Hierarquia para Que como Forças Armadas Não Se Transformem Em “Bandos Armados”. Além Disso, Destacou Que Desvios de Condutas de Integrantes da Forças Não Podem ser Confundidos com A ATUAÇÃO DA Instituição.
“Forças Armadas Indisciplinadas e Desajustadas Em Sua Estrutura Hierárquica Deixam de Sercos Armadas para assembarlharem-se um bandos com indeléveis prejuízos à sobriberânia, uma Ordem Interna e Externa Eae Própria Própria PROPRACRIARACRACRACRIACRACRACRACRACRACRACRACRIARACRACRACRACRIACIA Democrina.
“Eventuais desvios de conduta de seus integrantes não podem ser confundidos com uma instituição de instituição, discurso ser apurados e, se para o caso, punidos, inclusive com o eventual afastamento do infrator das fileiras militares”, acrescentou.
Uma declaração ocorre em meio a denúncia da procuradoria-greal da republica (pGr) na investigaça por suposta tendative de Golpe de Estado. Dos 34 denúncias, 24 São Militares da Ativa ou da Reserva.
Nova Presidente do STM
Eleita presidente do STM em 5 de dezembro de 2024, a ministra Maria Elizabeth exerceu a vice-presidência da Corte e, por nove meses, atuou como presidente interina após a aposentadoria compulsória do então presidente Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, no biênio 2013-2015. ANTES DE INgrentar na Corte, ATUOU COMO PROCURADORA Federal.
Natural de Belo Horizonte (mg), Nasceu em 29 de Janeiro de 1960. É Bacharel em Direito Pela Pontifícia Universidade Católica de Minas gerais (PUC Minas), Mestrado em Ci ênio.
Étora de tamboma Doutora em Direito Universidade Constitucional Pela Federal de Minas Gerais (UFMG) E Fez Pós-Doutorado em Direito Universidade Constitucional da Universidade Clássica de Lisboa. Atuou por Muitos Anos como Profora na Universidade de Brasília (UNB) e NO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (UNICEUB).
Como é o formado o stm
O Tribunal Superior Militar (STM) É Composto por 15 Ministros Vitalócios Divididos Entre Cinco Civis E 10 Militares. OS Ministros São Nomeitos Pelo Presidente da República, Depois de Aprovada A Indicação Pelo Senado Federal. A Corte é Formada da Seguinte forma:
- 5 Civis;
- 4 gêneros do exército;
- 3 Almirantes da Marinha;
- 3 Brigadeiros da aeronáutica.
Deixe o Seu Comentário