BCN

Lula confirma viagem de Celso Amorim à Venezuela para acompanhar eleição

Lula confirma viagem de Celso Amorim à Venezuela para acompanhar eleição

Lula Confirma Viagem De Celso Amorim A Venezuela Para Acompanhar.jpg

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a viagem do embaixador Celso Amorim, assessor para assuntos internacionais, à Venezuela para acompanhar a eleição presidencial neste final de semana.

A confirmação foi dada por ele aos jornalistas no final da manhã desta sexta (26) no Palácio do Planalto, antes da cerimônia de anúncio de investimentos do Novo PAC Seleções. De acordo com ele, Amorim viajaria para Caracas no começo da tarde.

“Companheiro Celso Amorim está embarcando agora às 14h para a Venezuela”, disse.

A viagem de Amorim à Venezuela ocorre mesmo após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cancelar a ida de dois técnicos para acompanharem a eleição de domingo (28) por conta do ataque feito pelo ditador Nicolás Maduro ao sistema eleitoral brasileiro. De acordo com ele, as urnas eletrônicas não são auditáveis.

Como fato, a ministra Cármen Lúcia, que preside o TSE, cancelou a viagem.

“Em face das declarações falsas contra as urnas eletrônicas brasileiras, que, ao contrário do que afirmado pelas autoridades venezuelanas, são auditáveis ​​e seguras, o Tribunal Superior Eleitoral não enviará técnicos para atender [ao] convite feito pela Comissão Nacional Eleitoral daquele país para acompanhar o pleito do próximo domingo”, informou o TSE em um comunicado.

Em um comentário eleitoral de terça (23), o autocrata disse que a Venezuela tem o “melhor sistema eleitoral do mundo” e que, no Brasil, não se audita as eleições.

As declarações foram interpretadas como falas de campanha. Ó Itamaraty, conforme apurou a Gazeta do Povo, decidiu que não se posicionaria sobre o tema. O TSE, por outro lado, rebateu as críticas do venezuelano.

“O presidente do Tribunal Superior Eleitoral [Cármen Lúcia] afirmou, hoje, que é falso que as urnas eletrônicas brasileiras não sejam auditadas. São auditáveis ​​e auditadas permanentemente, são seguras, como se mostra historicamente. Nunca se conseguiu demonstrar qualquer equívoco ou instabilidade em seu funcionamento”, diz o comunicado.

Por outro lado, o ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores, disse otimista com a eleição deste domingo (28). Pouco antes de um encontro com o homólogo colombiano Luis Gilberto Murillo na quinta (25), em Brasília, ele foi questionado por jornalistas e disse que a expectativa é “ótima”.

Sair da versão mobile