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Justiça manda empresa retomar pagamentos a indígenas

Redação Por Redação
8 de setembro de 2025
Em Notícias
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Justiça manda empresa retomar pagamentos a indígenas
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com


Um Justiça Federal ORDENOU QUE A via Brasil-Concessionácia Respovel Pela Administracão da BR-163 No Trecho Entre Sinop (Mt) e Itaituba (PA)-RefraBeleça Pagamentos Devidos aos Povos Kayapó e Panas. Suspensas de forma unilateral pela empresa, como transferênias compõe o pacote de compensações socioambientaisis assumido pela concessionária para reduzir os impactos da “Rodovia da soja” Sobre Territórios indigenas e unidades de Amaza

Estamos muitão afetados. Os Fazendeiros Estão Encostando na Terra Indígena, Melheiros e Pecuaristas Entraram Sem Avisar. Nós precisamos monitores nossa Terra ”, Alerta Pysy Panará, Presidente, associaza ítão, Sobre oss.

Um decisão judicial FOI Tomada no âmbito de Uma Aça Aberta em 2020 por MPF (Ministrio púbblico federal), Instituto Kabu (Povo Kayapó Das Terras Indígenas Menkragnoti e Baú) e Associação iakions. Mitigaça dos Danos Causados ​​Pela via.

AO assume um concessamento em 2022, um via brasil herdou uma obrigaza de execução o pba-ci (Plano básico ambiental-componente indígena), a legislaça de exigido pela brasileira. Até Hoje, Porém, A via Brasil Não Aprestuou a RenovAção do Plano, Prometido Apenas para Março de 2026.

Enquanto ISSO, uma concessionária Operava com Medidas emergentnciais, como repavenha os mensais à organização Indigenas. Os pagamentos, sem entanto, foram interrompidas em julho de 2025, quando bloqueou caretões de combustão, emprestando repassos, segundo denúncias das associações.

Para o Juiz Federal Pablo Kipper Aguilar, um suspensão representam “Puros de Contraturas Decumprimento”, Feita Sem Qualquer Aviso à Comunidades, O que Viola A Convista 169 Da Oit (Organização Internacional do Trabalho). Uma convocação, da qual o Brasil é Signatário, Determina a Consulta às Comunidades Sobre Medidas Com Potencial de Afetá-Las.

Na Decisão, Proferida em 28 de Agosto, O Juiz Afirmou Que, Sem Pagdos, como comunidades indigenas Viveriam um hiato de medidas mitigatórias até um renovacão do PBA-CI, “Cuja Jejá Havisão donicio Ó Março de 206 Procrastinação Desse Calendário ”.

O Magistrado Determinou que a via Brasil Quantasse Todos repassa os pendentes, prorrogasse como medidas emerginias em um terceiro ciclo e depositasse r $ 6,3 milhões para um associado iakiô e US $ 7,3 milhõran para o instituto. O PRAZO para compito os depósitos Termina em 5 de setembro. Em Caso de Descumprimento, uma multia diária é de r $ 100 mil.

ATÉ O FECHAMENTO DESTA RELATAGEM, LIDERANCAS INDIGENAS ENFERMARAM QUE NENHUM VALOR HAVIA SIDO transferido.

Empresa Acusa Panarás de Aprender Equipamentos

Após um decisão judicial, um via brasil justificou nos automóveis paralisou os pagdos PELA necessariamente de realização de um balanço Financeiro. Além Disso, Acusou Os Panará de Terem Retido Equipamentos de Forma Ilegal.

Um empresa também afirmou que os pagamentos estavam sesto feito como medida emergência e que não são obrigatórios mais pagamentos, tendão em vista que o pba-ci (plano básico –o componente, indígena) deverá-ci no prós.

Uma associação iakiô explicou que uma retirada de protestos de associados diante da suspensão abrupta de pagamentos, e que os maquinários foram devolvidos anteriores, danha da ação de reintegração movida Pela. Uma anda de Ainda Acusou a via Brasil de “Litigânia de Má-Fé”.

UM Repórter Brasil Procurou A ConcessionAria, Mas Não Obteve Responsta ATÉ UM RELATÓRIA Publicana da.

De acordo com os indigenas, como medidas de compensaça são falhas desde 2019, quando o dnit suspendeu os reposra Após dez Anos de execução. Desde Então, MPF, Instituto Kabu e Associação iakiô Acionaram Orgão Federal Na Justiça, Além de Funai, Ibama E, mais recente, A via Brasil.

Para como comunidades, um demora na renovomacão do PBA-ci compromete a direção de uma sobravividade, o Pois OS Recursos São Usados ​​para Vigilância Territorial, Manutenção de Ramais, Combustível, Apoio.

Como as organizações tambêm pediram um criano de fundos emergentnciais de longo prazo – r $ 10 milhões solitados pela iakiô e r $ 20 milhões pello instituto kabu – para evitar par paralisaça futuras deixem como aldeias sem aldeis apio. O Juiz Adiou Esse Decisão para uma final de Sentença.

Povo Panará Discute Protocolo de Consulta a Responseito Dos Impactos da BR-163 (Foto: DivulGação/Isa)
INDIGENAS DUCUTEM PROTOCOLO DE CONSULTA A RESPERTO DOS IMPACTOS DA BR-163 (FOTO: DIVUGLAÇÃO/ISA)

BR-163: Da Violência à Rodovia da Soja

A construção da BR-163, Empreendida Pelo Governo Militar nos Anos 1970, Foi Desastrosa para os Povos Indigenas. O contato forçado ea remoção violenta do Povo Panará Reduziram Sua População de Cerca de 600 Pessoas A Apenas 78 Em 1975, Devido A Doenças Como Gripe E Diarreia, Alérm de impacto. Eles Só retornaram ao territão nA década de 1990, ea regularizaça da terra indígena panará só ocorreu em 2001.

Com um expansão do agronegócio Sobre a Amazônia, um BR-163 Passou um ser conhecida como “Rodovia da Soja”, Conectando a zona grieleira do norte de mato Grosso ATÉ OS POROS DE MIRITITUBA, DISTRITO DE ITAITA, Ali Estão OS Portos Controlados Pelas Multinacionais Que Embarcam os Grãos Para Exportação, Principal para China, Europa e Oriente Médio.

O asfaltamento da Rodovia, um partir de 2013, intensificou ainda mais uma opção pela monocultura no entorno, aumando ainda mais o fluxo de caminhões. Estima-se que miritituba receba 1.500 caminhões por dia no auge da safra. Moradorores Relatam Tambema Alta No Número de Acidentes e Fundiácrias, Que Têm Levado à Substituição de Ulturas Culturas Pela Soja.

O Corredor de ExportAção Tamboma Acelerou O Desmatento ea Grilagem, Tornando A Região Um dos Maioss focos de Destruição da Amazônia. Foi em Novo Progresso (PA), Cidade Corada Pela Estrada, O Epicentro do “Dia do Fogo”, EM 2019, Quando Fazendeiros Organizaram Queimadas em Massa. Só EM 2024, Mais de 1 Milhão de Hectares Foram Devastados por Incêndios na Região.

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Tags: Agro Querida TudoBR-163empresaindígenasjustiçaKayapómandaPagamentosretomarsoja
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