INDIGENAS DE PELO MENOS 22 COMUNIDADES DO PARÁ SE MOBILIZAM NO PRÉDIO da Secretaria de Educação do Pará, No Distrito de Icoaraci, Em Belém, Desde O Último dia 14 Contra A Lei nº 10.820/2024. A Medida Altera o Plano de Gratificações do Sistema de Organização Modular de Ensino (Alguns), Criado para Learvar Educação Presencial A Regiõe de Difícil Acessar No Pará, Como Áreas Rurais, Ribeirinnhas, Quilombolas e Índia.
Uma Vertente Específica, O Sistema modular de Ensino Indígena (Algumi), Adapta Esse modelo à Realidade Sociocultural Dos Povos Originários, com uma OFERTA DE AULAS Preciais e Materiais Didásicos e Subreses Locais, LÍNUNS NATRIVAS NATRICOS EMIRAIS EM SABERAS, Os manifestantes pedem de uma exoneraça do secretário estadual da educação, Rossieli Soares.
ASSEGURA ESTADUAL ESTADUAL DA CONTINUIDA DAS AULAS Presenciais Nas Aldeias, Lideranças Indigenas Dizem Que, Na Prática, como Mudanças Podem Forçar a Substituição dese Modelo por Ensino Remoto Ou DeSlocado paras. O ponto de concurso de uma reforma de uma reforma da gratificações dos educadores, quentes, eram fixadas em r $ 7 mil e ágora podem variar Entre r $ 1 mil e r $ 7 mil, de acorde com quatro níveis devodidade Definidos Pelaza Localizaã. A Incerteza Sobre OS Novos Valores BAIR PORQUE OS Critérios para ESSA Classificaza ênda Ainda Não Foram Regulamentos.
Um Lei para Apróvada em 19 de Dezembro, sem encerramento do legislativo, durante uma votação fechada marcada pela repressão da polícia militar Spray de pimenta contra professores Estaduais. Para os indigenas, um podo Mudança, na Prática, Inviabilizar a Educação Nas Aldeias e em Regiões Remotas. Gratificações de São Considerações necessárias para o Viabilizar a Logistica Das Viagens Dos Professores à Comunidades Indigenas, Rurais e Ribeirinhas, Cobrindo Despesas como Transporte, Hospedagem, Alimentação, Combustía e Produada, A Alimentação, Combustóc e Produsen.
Uma articulação dos Povos indigenas do Brasil (APIB) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar um Lei, Argumentando que um Medida Compromete uma continuidade da educação escolar Indígena. Um Azão, Caminhada à Ministra Cármen Lúcia, Destaca Que a Medida Extrem Políticos Educacionais Voltadas Para Regiõe do Interior Sem Ensino Regular, Representante O Modelo Por Modelo Por Aulas on-line.
“Uma associação afirma que, com essa revogação, o Chamado Sistema modular de ensino Indígena desapareceu da legislina estadual, provocando um cenáio de innsegurança jurídica e suas especialmente ” , acrescente o stf na nota.
Questionado pela reportagem da Gazeta do Povoo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) Norte 2 Manifestou em Nota apoiO Incondicional Às Comunidades indigenas que Estão mobilizadas na ocupaça da seduc. “Esse Lei Representa Uma Ameaça Significativa aos Direitos e Interesses dos Povos Indigenas do Brasil. É um destacar crucial a perda de autonomia que um lei implica. ELA Impõe UM Modelo Padronizado Educacional que Não Respeita A Rica diversidade Cultural E Lingustica Dos Povos Indigenas. A Autonomia na gestão educacional é vital para que, como comunidades pode ser ensinar e preservar suas tradições, línguas e sabreres, elementos essenciais para uma identidade e continuidade de suas culturas ”, diz a organização.
Ulmo Ponto Crítico da Lei, de Acordo com uma organização, Está na Formação de Professores, Com diminuição do Número de Docentes indigenas e falta de capacitaçaçaça -se adequado para os não indigenas. “Diante Dessas AMAXAS, COMONIDADES INDIGENAS OCUPARAM A SeduC em Belém, Exercício Seu Direito Legíimo de Protestim Indicações Atendidas . “
Uma associação extrativista do Rio Kabitutu wuyxaximã tambémop expressou repúdio à decisão do governão do paraná, um querer de vender uma imagemcia de Modernizaça e preservação ambiental. “O Evidence, que o governo, do Estado, do Pará Negligencia, SUas Responsabilidades em Religa aos Povos Indigenas, à Comunidades Ribeirinhas, Quilombolas e Demais Povos do Campo acionais, uma realidade é De Desprepeito aos nossos Direitos Fundamentais e à Demandas Educacionais Básicas “.
O Órgão Defende Que “como sede da maior conferência, como Mudanças Salásicas, um Cop-30, o Governo Deveria Estar Priorizando Políticos efetivas para Garantir a Protejoo da Amazônia e O Ós Direitos Dos POS POS POS , Promovendo Medidas que prejudicam diretamento nossos modos de vida e nossa exist ênnia “.
Ó governo do pará informou, em nota de resposta à missões Gazeta do PovoQue “Naite de Terça-Fira (28) e Início da Madrugada Desta Quarta-Feira (29), ao Longo de 4H30 de Reunião, O Governador Helder Barbalho Ea Ministra Dos Povos Indigos, Sonia Guajaja, Estiver, Estiver, Estiver, Estiver, Estiver, esterminas, estéricos, esterosos, com albania, a albania de Busina, a albania, a alma de albania, a alma de Busina, a albania, a albania de Bumina, a albania, a albania de cavões, a Sonia Guajara, estiver, ester, esterinounas, que é a Sonia SoniaJaJara. Nas reivindicações e na construção coletiva da política estadual de educação escolar indígena “.
O Governador APRESENTOU PROPOSIÇÕES PARA COMPOR A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDINGENA. ELAS ELAS: Um Criaza de Conferênia Indigenas para Debater o Projeto de Lei que Vai Criar A Nova Política; A GARANTIA DO BILINGUISMO E SUAS Especificações de Na metodologia de Ensino, Concurso pingublico Específica para os Povos Povos Indigenas, Criana do Conselho Estadual de Educação. Ele reafirma que o estado segue aberto ao diálogo.
Contatado Pela Gazeta do Povoo ministério púbblico federal do pará Alega que invesou Recomendação para o governo do pará Adote medidas para promover representante Adequada aos Povos indigenas Nas Discutidos e iniciativas Relacionadas A políticas Polítas Políticas Poladas eborações e também propusas.
O Documpo Também Pede um suspensão imediata Das Atividades Do Grupo de Trabalho Criado Pelo Governo Estadual Para Regulamentar um Político Estadual de Educaça ão Escolar Indígena, considera -se um iniciativo indiano não. O Órgão também é Contrrio à OFERTA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA COMUNIDADES DO CAMPO.
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