O Governo Lula (Pt) Lançou na Segunda-Feira (30) O Novo Plano Safra da Agricultura Comuniciasmo Familiares. APRESSENTADO COMO Um Marco de Compromisso com o Meio Ambiente eo Combate à fome, o Plano prevê juros reduzidas e Novas linhas voltadas à agroecologia, com valor registrado de r $ 89 bilhões.
O DUSCURSO, CONTUDO, CONTRASTA COM O HISTÓRICO DO pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) na Amazônia Legal: Nos Últimos 30 Anos, quase 65% Desta Linha de Crédito Rural FOI Destinada à Pecuárria.
Uma informação resultante de um levantamento inédito do wri (Instituto de Recursos Mundiais), uma organização global de Pesquisas, conduzido pelo economista sênior rafael Feltran-Barbieri. Ele aponta uma contradição de contradíssima entre o objetivo do programaa e destinação real dos Recursos. “Impressionsa como na Amazônia, mais você não é restaurante do Brasil, o pronaf financiou muito a pecuria”, afirma.
A PECUÁRIA É NOCIVA PARA A Amazônia por Vários motivos: É uma principal causa da devastaça, Respovel por mais de 90% do desmatamento do bioma para abertura pastagens, segundo o mapbiomas; Contribui significativo para o emissões de gases de efeito estufa, como o metano, liberado no processo de digerino dos animais; E Está Ligada à Grilagem de Terras.
:: Leia Tamboma: Especial Nome Aos Bois – Quem São Os Fazendeiros Que Desmataram A Amazônia E Fizeram Fortuna ::
O Economista Considere Problemáctico Destinar Tantos Recursos da Agricultura Familiar Para um Criaza de Gado, Pois A Pecuária extensiva gera Poucos empuga e appresenta Rentabilidade Limitada. “Uma agricultura familiar é o Contrio desso.
O Pronaf é o principal programa do Plano Safra da Agricultura Familiar, com R $ 78,2 Bilhões Disponisisis, Ó que corresponde a 88% dos Recursos anunciados para um safra 2025/2026.
Uma das novidades NESTE ANO É O pronaf B Agroecologia, Que Ofrece Microcrédito de Até R $ 20 mil com Juros de 0,5% Ao e Bônus de Adimplênia de 40% (Desconto Nas Parcelas Pagas Dentro do Prazo). Além do pronaf b quintais produtivos para mulesheres rurais, com condimentos Semelhantes. Há Ainda A Criação do Sociobio Mais, Que Garante Preço Mínimo A Produtos Como Babaçu, Pilarucu E Borracha.
Como medidas foram aprovedadas como resposta às críticas da sociedade civil sobre o uso histórico do pronaf, especialmente na Amazônia. Uma Sociobioeconomia de Campanha no Pronaf, por por Organizações Articulada por Dezenas de Organizações, Reivindicana que ao menos 5% dos Recursos do Programa Fossem Destinados A Sistemas Produtivos Sustentáveis Baseados Em Floresta, Agroecologia Como Novas Linhas Criadas.
ASSE Plano Só existe porque há Contribuição de Vocês. Vocês que Lutam, Pressionam e Batalham para Políticos Públicas para Produça de Alimentos ”, Disse O Ministro do Demenvolvimento Onrrio, Paulo.
O Presidente Lula Classificou OS Juros do pronaf Como “Negativos” – de 2% a 3% ao ano em Sua Maior Parte – Diante de Uma Inflação Estimada em 5%, Celebrou O Plano Como Parte de Uma Estratéia para Reconstruir Políticas Públicas Nonte.
Os anúncios importantes por reforcar o comprometimento do governo com uma agricultura familiar, Avalia o Secretrioio-Geral do CNS (extrativistas de Das Populações da Das Populações), Dione Torquato. Porém, ele alerta ser necessidade, garantir que os recursos Cheguem de Fato à Agricultura Familiar. “Não Somos Contra como commodities de Grandes, Mas São Os Alimentos da Sociobiodiversidade Que Chegam na Mesa do Brasileiro”, Afirma.

Burocracia e Falta de Informância Limitam ACESSO A CRÉDITOS
Como Novas Linhas de Crédito Só Terão Impacto Real se Forem Lastreadas por Recursos Suficientes e implementadas de forma Estruturada, Afirma Feltran-Barbieri, do WRI. “Programas de esses Específicos Não Tiverem Fous, Vão Ficar Só no Papel. A PECURIA Continuará Senda Priorizada”, Avalia.
Segundo o Economista, Mesmo Quando há Recursos Disponíveis, o Crédito freqüentemente acaba direcionado à pecária por falta de demanda informada e de conheciment técico nos bancos o operam o pronaf.
“Os técricos dos bancos têm dados de produtividividade da pecária, mas muitas vezes na base de base para avaliar uma agrofloresta, por exemplo, no momento de conceder o crérdito”, exemplifica.
:: Leia Tamboma: BB, Bradesco E Itaú Lidoram ranking do que financiei cronometres que desmatam::
Fernando Moretti, da Conexsus (Instituto Conexões Sustentáveis), também reconhece avanços no novo Plano Safra, porém ele aponta falta de estrutura para que o crédito chegue a quem trabalha com agroecologia e produtos da floresta.
Um dos Principais Problemas é que Muitas Famílias Seguem de Fora por Não Terem O CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar), Necessário para Acesso O pronaf e ultrapassa os políticos Públicos. Segundo a conexsus, Cerca de 40% das famílias da Sociobiodiversidade Sociobiodiversidade Ainda Não Têm esse documento.
Moretti Tamboma Defende Mudanças Nas Regredas do Crédito Rural, como um carro Aceitaça de Documentos Alternativos ao carro (rural ambiental do cadastro) Em Ásasos coletivas Ea Criação MELHORES Especializadas Vos Bancos.

Programa ignora seguro para comunidades Enfrentharem emergênia climática
Dione Torquato, do Conselho Nacional Das Populações Extrativistas, Aponta Tamboma A Falta de U um Componente IMPORTANTE NO Plano do Governo Federal: UM Seguro Climático Nacional que Inclua como extrativistas de Comunidades.
Ele Destaca que o Plano Safra Já OFERECE SUBSÉDIO A Grandes Produtores por Perdas Climásicos, O que Não existe, Até Hoje, para que vive da Floresta. UM Exemplo Dessa exclusão, Segundo Torquato, Foi A Perda Enfrentada por Famílias No Baiixo Rio Juruá (Am) Durante a Sepa Severa de 2024.
Uma balsa balsa carregada com pilarucu manejo ficou encalhada por dias em um banco de areia, forçando um associado local um contratar barcos extras para tuntar salvar a carga. Com uma operação emergente em emergência de Lucro Foi Perdido, Detedalhou O Presidente da ASPRUJ (Associação dos Trabalhadoras Rurais de Juruá), Antônio Marcos Faria Dos Santos.

Segundo o agricultor, os períodos secos mais longos estão reduzindo o tempo Útil de peca do pilarucu. “Nesses Últimos Tempos, como Secas Estão Pesadas. O Governo Precisa OLHAR PARA QUE CUIDA DA FLORESTA”, Afirmou. A Aspruj Representa Cerca de 500 Famílias Ribeirinhas de 15 Comunidades Próxelos A Tefé (AM).
Diante de situações como essa, o Projeto de Lei 1528/2025, apresentado pela deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), quer incluir povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas e pescadores artesanais no Fundo Garantia-Safra, com direito a Indenizações por perdas causadas por Seca ou excento de chuva.
O texto prevê que o benefício possa chegar um até dois salíios mínimos, pagos em até seis parcelas, e que seja estendido a ativides extrativistas e peciras, não apenas agrícolas. Uma proposta de tamboma sugere que benéficiRios participa de programas de capacitaça ã técnica para Enfrentar, como mudanças climétricas, com foco em regiões como o semiárido ea Amazônia.
APESAR DE TER ALCANCADO VALOR RECORDE, O PLANO SAFRA DA AGRICULTURA AIRAIRA AIRDA É MENOR MENOR DO QUE O DESTINADO A MÉDIOS E Grandes Produtores. Um empresesarial vertente do Plano, Lançada no Dia Seguinte, na Terça (1º), Promete R $ 516,2 bilhões, quase seis vezes mais do que o destinado à agricultura familiar.
Ó Greenpeace Brasil Criticou Uma Desparida e Alertou para Ausência de Critérios Mais Rímilos. Uma organização a afirma que o crédito rural voltado para o agronegócio ainda permite o financiamento de imóveis com infrações ambientais e não exige rastreacilidade na pecária.
“É necessária a transição para os sistemas alimentares, resilientes e sustentáveis”, Disse Thais Bannwart, Porta-Voz Da Frente de Desmatamento Zero da Intidade. Para o Greenpeace, uma Política de Crédito rural, como Está Está Estruturada Hoje, Segua Alimentando O Desmatamento ainda que embalada por um discurso de Sustentabilidade.
:: Leia Tamboma: Alimentos Orgânicos e Agroecológicos Ganham Só 0,02% dos créditos da agricultura familiar::
Deixe o Seu Comentário