“Um Palavra Garimpo, Garimpeiroé que Nem um vírus de Covid. Nós Sabemos quais como conseqüências de um garimpes ”, eu Conta Carlina lins Santos, Coordenadoria e Uma Das Fundadores da Amyk, uma associação da Mulheres Yanomami Kumirayoma.
Criada EM 2015, A Amyk é uma organização Primeira de Mulheres Yanomami. “NÓs Fundamos a Associação para o defensor dos Direitos da Mulher Yanomami. Culturalente, como Mulheres Não Tainham Espaço para Nada – Nem Para ouvir, Muito Menos Para Opinário”, Explica Carna, Que Mora em Maturacá, não Amazonas Brasil, Que Abrange Tambema O Estado de Roraima.
Passados dois Anos Após o Governo Lula Decrutar Emergência Em Saúde Pública Sem Territorio, por Conta dos Impactos do Garimpo Ilegal, Busquei Charanças Lideranças Yanomami Para FOTENDE A SITUAÇÃO DESESSE POVO – EM SIRO MUHAS MUMO – PELO – EM SIRO -PEOSMO – PERSO -PEAS – PERO -POMO – EM SOUSTER – PEASIME -PEAS – PERO -POMO – EM SOUSTE – AMERA -AMER -MULHE – PEOSTO – EM SOMER – AMER -PEAS – PEANSE – EMRO -AMER -PEAS – Coloque.
O territão yanomami foi totalmente desconfigurrado por contá do garimpe, e isso afetou diretamente uma organização social de muitas aldeias e mesmo sua alimentaçaça. Para como Mulheres, uma situação de AInda Pior, como contorna Indígena, Artista, Escritória e Pesquisadora Ehuana Yaira Yanomami.
Ehuana Vem Ecoando Sua Voz, Seja Por Meio de Sua Arte Ou Sua Fala, Em De defesa do Seu Povo. Em 2024 Ela viajou para um Espanha, Tornando-se a Primeira Mulher Yanomami A Falar Sobre a Situação dos Yanomami na Europa.
ELA MORA NO Demini, em Roraima – nenhum mesmo local Onde Mora o Xamã e Davi Kopenawa. Uma conversa com ehuana para atravessada por inúmeras difificuldades, como falhas na internet para fazer contorno, e também a língua, Pelas dificuldades criadas pelo Pelo Porgues. Mesmo com como barreiras Encontradas, uma importação de ouvi-la foi maior e persistimos.

Era Manhã de Sábado Quando Ehuana Responderu ao Convite Pelo WhatsApp. Uma conversa de Direta com um líder, Desta Vez Sem Ajuda de Sua Amiga Que Semper Contribui na Tradução – A Antrologa Ana Maria Machado, que Estava em supassa os ativados.
Mesmo com um difamuldade, ela consequeguiu se comunicar na língua dos Napëpë (Branco, Não Indígena, Na Língua Yanomami). Com minha experiência de ser uma repórdura de ser uma repórtera, identificador de consequegui mesmo como palavras que não estavam tão claras.
Não há muitas mutheres yanomami que falem Sobre Seu Povo para fora do territão. Uma linguagem de Dificuldade é um dos Pontos. E ser liderança é anda uma caminhada que se está construindo.
Ehuana Relata Que, Após A Aça do Governo, uma Situação Tem Melhorado. Mas como Mulheres Ainda Sentem Muito Medo Caso OS garimppiros voltem. Chegam Notícias de que Algumas Mulheres Estão doentes, Pois Apesar de OS Gartimpiros tererem Sindo Retirados do Territy, Eleda Ainda Estão Porto, Ocasionando Muita Tensão.
“Eu ouvi Assim, ELAS Estão pré -ocupa porque como mulheres são como mais afetadas pelarimpo, porque a destruidora (os garimpeiros) pega (estupra) como mulheres, magravida e mutuos filhos nasmonsentes. ACONTECENDO, ELES NÃO ESTÃO LONGE.
Como Meninas Mais Jovens São como Mais Cobiçadas Pelos Homens No Garimpo. Ehuana Conta Que Eleles Primeiro Chegam Perto Das Casas Yanomami, e Aí Ofrerecem Bebidas Alcoólicas e Efbebedam Essas Meninas. E Quando Elas Já Estão Bêbadas, como Violentam.
“Os garimpeiros Gostam Das Moças. Eles Chegam Perto para Entregar Bebida Alcoólica, Aí ela Fica Bêbada e Aí Já Foi. É Assim Que Funciona”, Conta Ehuana Yaira Yanomami
Em 2023, o Cir (Conselho Indígena de Roraima) APRESSENTOU Uma denúncia de Que Pelo Menos 30 Meninas Yanomami Estariam Grávidas, Vítas de Estupros de Garimpiros. Ainda no mesmo ano, ó caso foi caminhado à polícia civil, à polícia federal e ao ministério púbblico federal em roraima. De Acordo Com O Cir, Após Dois Anos, Não Houve Retorno de Nenhum dos Órgãos.
Entrei em contato com o mpf e pf e pérguntei Sobre O Caso, mas tamboma não respata.
Além da Violência, ehuana cita tambémo como doenças como heranaça da relação do territão com o garimpo. “Os garimpeiros São homens maus, Eles deixaram como meninas doentes e e elas têm que para para uma casa de saúde indicena. Eu vi vi muitas estão fraquins, estão com diarria, malárrias e doença.
Uma Malária Ea desnutrição São Problemas Conhecidos Desde a Retirada dos Garimpos da Terra Indígena Yanomami. Mas um “Doença de Útero” me Chamou a Atenção e Me Levou um Buscar mais informações.
Por meio da Lei de Acesso à Informaça, um Repórter Brasil Solicitou DADOS AO Ministério da Saúde Sobre CâNcer de Colo de Útero. APÓS SEIS ANOS SEM REGISTRO QUALQUER, FOI constatado Um caso em 2018, e Depois Novos Registros em 2021, 2022, 2023 e 2024. Ano Passado Foi Record, com Notificações.

E é possível que haja mais doenças que não estão no radar das autoridades, e que os números sejam ainda mais alto do que os registrados, pois quando se trata dos povos indígenas, muitos dados são subnotificados — como ficou evidente durante a pandemia, Quando como Prórias Organizações Indigenas Começaram a Fazer como notificações dos infectados pela covid-19.
Como Mulheres na Defesa faz territão Yanomami
OS “Destruidores”, como denomina ehuana, não deixaram marcas apenas na terra, mas tambémas mulheres, que estão carregando como cicatrizes em seus corpos. E uma cura Vai para Além do Físico. É Espiritual.
Ó alerta das mulheres yanomami surja em meio a esse cenário. Ehuana é uma daas poucos que leva os relatos da Mulheres ao mundo, para que não esqueçam a violência cometida Sobre como yanomami.
“Toda Vez que eu viajo, ELAS Ficam Muito Feliza, porque eu tambésm estou lutando com meu povo”, diz ehuana
Ela Pontua A Importância de Ter Lideranças Mulheres. ELAS TAMBÉM QUEREM ESTAR JUNTO DOS MEDERES, COMO O SEU TIO DAVI KOPENAWA, PARA LUTAR EM DEFESA DO SEU POVO, MAS RELATA COMO DIFICULDADOS ENFRENTADAS POR ELAS – Especialmente A Falta dea, Como rg, CPfre, além – ALAS DA BARTA A FALTA EMOMOS, COMO RG, CPS
“Como os mutues muitão importantes. ELAS CUIDAM DOS FILHOS, FAZEM A COMIDA, TIRAM A MANDIOCA DA TERRA. ELAS NÃO PARAM, MULHERES TRABALHAM MUITO. SOMOS FORES E SOMOS LIDERANCAS NO TERRITRORIO, MAS (ELASS MULHERES YANAMENOM YANMOMOMAMOMOMOMOMOMOMAMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOM SOMES SOMES SOMERMOS NA SOMES SOMERMOS SOMES SOMERMOS SOMOSMOMAMOMAMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMOMENTO SOMES) Para Sair, do Territal [documentos de] Identidade, Elas Não Sabem Viajar [para fora]. Só Sabem Viajar a Pé, Dentro da Terra Yanomami ”, Ressalta Ehuana.
ELA QUER QUE OS OS MALS JOVENS ESTUDEM, APRENDAM A ESCREVER EA FALAR O PULLUGUES PARA SER LIDERANCA JUNTO COM OS OUROS LÍDERES HOMENS. E para Lutar Tambema Pelo Território, Saúde e Educação.
Apesar da Distânia, OSafio de Carlina, sem Amazonas, é o Mesmo. Ela Relata que um diplumuldade Maior Das Mulheres é o documento. NO dia em converamos, ela Estava no município de São Gabriel da Cachoeira (AM) para registrador A Ata da Associação. Sem entanto, ó Cartório não aceitou.
Ela contém que os Órgãos públicos ainda não sabem como tratar os povos indigenas – diretor OS de recente contato, como o caso do povo yanomami, que têm dificuldade com uma fala e escrrita na pupusa.
“Você Sabe, Muitas Mulheres Não Sabem, Não Têm Como Assinar. VAI CONHECER QUE VOCÊ ESTÁ LIDERANDO ASSE GRUPO '.

“Enquanto os Mulheres Estão Preocupadas com Garimpo.
Uma junto de Luta à Mulheres é Diária. Ela Menciona que existe um Medo Muito Grande Quando Se Fala em Garimpo.
UM DIA ANTES DA NOSSA CONVERA – QUE OCORREU EM MARÇO -, CHEGOU NOTÍCIA, PELOS CAÇORORES YANOMAMI, DE QUE GARMIMPOS ESTAVAM NAS PROXIMIDADES DA REGIOO DE MATURACÁ.
Carlina, Assim Como ehuana, se vê em um papel importante junto dos mutues, POIS ELAS São Essenciais na Defesa Do Território. Mas Destaca que precisam de apoio.
“Uma pinha Perspectiva como Liderana é trazer para o territão projetos de geração de renda e sustentabilidada, porque como mulheres trabalham na roça e estão ashirsils na cestaria.
Como Mulheres Yanomami Estão em Movento para Fortalecerem Seu Território, para que Marcas faz de Garimpo e de Violências Não Repassem para suas gerações – Da Mesma forma que Foram Repassadas por Suas Mães e Avós.
Ao ouvi-las, é notório o Desejo de Serem Tamboma Lideranças. Uma Voz que ecoa para que o mundo saiba de suas existincias e reconhecam seus trabalhos como guardiãs da terra. E TAMBÉM PARA QUE OS Violadoras Dos Corpos Das Mulheres Yanomami paguem por Seus Crimes.
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