• Anuncie
  • Classificados
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
BCN
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
BCN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Famílias conquistam a reforma agrária após 20 anos de violência

Redação Por Redação
25 de junho de 2025
Em Notícias
A A
Famílias conquistam a reforma agrária após 20 anos de violência
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com


José Antônio dos Reis Vive Dias de Ansiedade. Nas Própasas Semanas, Vai Colher os Primeiros Cachos do Bananal Que Plantou com como Próprias Mãos: São 6.200 Pés, com Previsão de 300 CAIXAS, CADA UMA COM 15 Quilos. “Outro Dia Mesmo fui à Cidade com uma pinha Esposa e comentei como um nossa vida mudou”, contém o camponês de 53 anos.

NASCIDO EM Governador Valadares (MG), José Rodou O Pais em Busca de Trabalho Até Chegar Ao Acampamento Boa Esperança, em 2011, No Município de Novo Mundo, no Norte do Mato Grosso. Ali, permaneceu mesmo depois de despejos forçados, incênios criminosos, Ataques de Pistoleiros e Anos de Incerteza. “O Trem Não Foi Bonito Não. Foi Uma Luta Muito Sofrida”, currículo.

No Inicio de Juno de 2025, Após Mais de Uma Década Vivendo No local, José recebeu o Contrato de Posse da Terra – o CCU (Contrato de Concessão De Uso), Emitido Pelo (Instituto Nocional de ColonizaRia e Reforma). AO TODO foram cem Famílias que Tiveram, enfim, O Direito formal à Terra Onde Vivem e Produzem.

O Documpo encerra uma disputa FUNDIÁRIA QUE SE ESTENDIA HA DUAS Décadas. A Área de 14,7 mil hectares, Conhecida como Fazenda Araúna, Era Requisitada Pela Família do Médico e Fazendeiro Marcello Bassan, Que Morreu Em 2007, Em Campinas (SP). Uma justiça, contudo, entrando que uma ficapava ficava dentro de uma área da unão, destinando o para a reforma agraia local (entenda mais abaido).

A Vida Melhorou, Segundo José, Porque Agora Ele Consegue Plantar O que Colhe, Sem uma Ameaca iminentee de um Despejo. Com uma vedra da produção, Tem dinheiro para ir à cidade complementar um despensa com arroz, açúcar, sal eilllos Poucos alimentos que não produz em seu sítuio.

Apesar da Vitória dos acampados, uma história do boa esperança é um exemplo da violência no Campo no Brasil. Desde 2005, como Famílias Ocuparam A Gleba Nhandú, Onde Está Situada A Fazenda, e Se Tornaram Alvo Constante de Ataques. Foram Despesejadas, Expulssas Por Jagunçoos Armados e Perderam Suas Casas Em Sucessivos Incêndios.

Famílias de Sem-Terra Acusaram de Fazendeiro, em 2020, de Ter Provócado Incêndio no Acampamento. Mostroam painas com marcos de tiros, Castanhiras gigantes tombadas por incênndo, carcaças de carros queimadas e até porcos com como orelhas deformandadas pelas chamas (fotos: o zerbro de rezende/repelas de reza -rezado/co -rsil/covemem -brasil/covemem -shifra.
Famílias de Sem-Terra Acusaram de Fazendeiro, em 2020, de Ter Provócado Incêndio no Acampamento. Mostroam painas com marcos de tiros, Castanhiras gigantes tombadas por incênndo, carcaças de carros queimadas e até porcos com como orelhas deformandadas pelas chamas (fotos: o zerbro de rezende/repelas de reza -rezado/co -rsil/covemem -brasil/covemem -shifra.

Em 2015, Pistoleiros Invadiram O Acampamento, Atearam Fogo em 80 Barracos de Madeira e Destruírram Lavouras e Criações. Nenhum ano Seguinte, 12 Homens Fortement Armados Chegaram Ao Amanhécer, Atiraram Contra OS Barracos, Ameacaram de Morte e incendiaram como Poucos possui do Dos Agricultores, Incluindo Carros, Motos, Colches, Fogões e em um Igreja.

Como Marcas Dessa Violência Eram Visíveis Quando Repórter Brasil ESTEVE NO NESENTAMENTO, EM 2020. CARCAÇAS REORCIDAS DE VEÍCULOS QUEIMADOS, POLESS PERFURADAS POR TIROS E CASTANHÉRAS GIGANTESCAS TOMBADAS PELO FOGO COMPUNHAM UMA ESPÉCIE DE MUSEU A ABEU ABERTO DA VIOLÊNCIA FUNCIAIRRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIARRIA.

:: Leia Também: Após Despejos e AMÁIZAS, SEM-TERRA TÊM Decisão favorável da Justiça Pela Reforma Agrária-E Governo Não Cumpre ::

Incra se recusou um cumprir decisão da justiça e manteve tensão

Mesmo Após A Justiça Federal, em setembro de 2019, Reconhecer que uma Área da Fazenda Araúna Pertencia à União e Deveria Ser Destinada à Reforma Agrária, O Confito Persistiu. O Juiz Federal Andre Perico Ramires dos Santos Autorizou o Uso de Força Político Federal E Estadual Para Retirada dos Grileiros. Ainda Assim, o Incra se Recusou A Cumprir A Decisão Durante O Governo do Ex-Presidence Jair Bolsonaro (PL).

À Época, Documentos Assinados Pelo Então Superintendente do Incra No Mato Grosso, Ivanildo Teixeira Thomaz, Deixaram explicar uma Ordem Superior de Suspender Novos DeSapropriação THOMAZ ERA ALIADO POLÍTICA DO Governo Bolsonaro.

Alegava-se que o cumprimento da decisão podria causar “prejuízos severos ao eário”, caso fosse

Enquanto o Estado Não Agia, uma Violência se intensificava. Em 2020, Novos Ataques OcorreRam. EM AGOSTO, UM INCÊNDIO CRIMINOSO DEVASTOU BARRACOS E PLANTAÇÕES, MATANDO ANIMAIS. EM SETEmbro, Outro Fogo Consumiu 90% da Área Ocupada Pelas Famílias. OS acampados denuncionam que Chamas partiram da sede da fazenda e acusaram os herdeiros de bassan.

ELES Relataram ainda Tiros depôs contra -barracos e amáatas de massacre Enviadas por mensemagem de Áudio: “Se ele é Saírem, Vai Acontecer um Piseiro” – Gíria Usada na Região Como Sinônimo de Chacina.

À Época, o Advogado da Família Bassan Disse que como acusações ERAM Falsas e uma fazenda tine sido queimada pelos próprios acampados, um queixas de atribuiu os episódios de Violên (leia. O Advogado TambomaM negou que uma família Tivesse Contrato Pistoleiros, Queimado Carros e Ameatos Moradorores.

EM MEIO AO Terror, como Famílias Resistiram. Plantavam Hortaliças, Mandioca e Milho e Criavam Pequenos Animais para subsistênia. “É o Segundo Barraco Meu que Queimam”, Desabafou Renato Antônio Reis à Repórter Brasil NENHUM DE 2020 FINAL.

Suzana Replantando O Jardim Após Incêndio de 2020 (Foto: Álvaro Rezende/Repórter Brasil/Dezembro de 2020)

NA Relatório Publicada em Dezembro Daquele Ano, Suzana Cássia de Moura Aparecia Entre como ACPAMADAS QOMENTA Tentavam Se Renerguer Após Mais uma Série de Ataques. Havia Perdido o Barraco em um incêndio e repantAva o Jardim Sobre como Cinzas.

Nascida no paraná, migrou com os pais ainda criança para o mato grito. Desde 2018 Está No Boa Esperança, Onde Viveu O Auge Da Violência. “Sofremos Demais”, Lembra.

Cinco Anos Depois, Sua Realidade É Ultima: Mora com o FILHO Em uma Casa de Madeira, Cercada por Árvores, Hortaliças e Flores. “Tem água Encanada, Horta e Plantações Grandes Que Cultivei Nesses Anos. Estou Feliz Demais”, Conta. AGORA BUSCA RUPUROS PARA MELHORAR A MORADIA, Que Ainda Não Temo Piso. Em Uma Das Fotos Enviadas à Relatório, Ela Sorri Ao Lado do Filho Diante Do Novo Lar. “Com Muita Fé E Esperança Conseguimos Nossa Terra Tão Sonhada”, Escreveu.

Com uma Reforma Agrária, Suzana Conseguiu Mélhorar A Casa. Construiu Paredes de Madeira E Telhado e Deixou de Moro em Barraco de Lona (Foto: Álbum de Família)
Com uma Reforma Agrária, Suzana Conseguiu Mélhorar A Casa. Construiu Paredes de Madeira E Telhado e Deixou de Moro em Barraco de Lona (Foto: Álbum de Família)

Decisão do Stf Garantiu Terra A Camponeses

A Virada Só Véio em Dezembro de 2023, Quando a Agus (advocacacia-geral da unão) Reverter do Ultimo Obstácul O Relator, Ministro Cristiano Zanin, Julgou Impreocedente Uma Reclamação AprEsentada Pelo Espólio de Marcello Bassan, Que Buscava Impedir A Posse Das Famílias.

Com Caminho Livre, o Incra Lançu em 2024 o Edital de Seleção dos Beneficiários. Não Início Deste mês, os contratos de posse foram FINALENTEME ENTREGUES. Com o documento em mãos, osnesntados poderão acessar crédito rural, programas de habitande, assistência de assistência técnica e políticas públicas de comocializaçaça.

A Vitória do Boa Esperança, Contudo, é Exceção num Cenário da Reforma Agrária Travada No Brasil. Segundo Dados obtidos pela Repórter Brasil.

O Governo Afirma ternado 71 mil famílias em 2024, mas o mst (moveiro dos trabalhadorores rurais sem terra) concurso: Alega que Apenas 5.800 Receberam Lotes Novos. O Restante corresponde a processos de regularidade de Áreas Já ocupadas, sempliada sempliada da Oferta de Terras.

Sem assentamento Boa Esperança, uma Rotina de José Já Mudou. Além do Bananal, Ele Planta Hortaliças e Cria Gado Leiteiro. Toda Terça-Feira, UM Caminhão Busca A Produção de Todos OS Assentados. OS Legumos e Verduras São Destinados para a Merenda Das Crians de Oito Escolas da Região, Nas Cidades de Novo Mundo e Garantia do Norte.

Parte da Produção do Assentamento é Destinada Semanalmente para Oito Escolas de Duas Cidades Do Norte do Mato Grosso (Foto: Divulgação/MST)
Parte da Produção do Assentamento é Destinada Semanalmente para Oito Escolas de Duas Cidades Do Norte do Mato Grosso (Foto: Divulgação/MST)

Um relatório de 2020 Sobre a Violência Contra O Acampamento é Enerrada com uma História de Uma Criança, Então com 8 Anos, Que Tina Ficado Encantada Ao verma Um Garrafa pet congelada, que um apoiador Dos Acampados Havia Levado.

“Isso é Gelo, Papai?”, Perguntou. Desde Que Nasceu, uma Criança Havia Preciado vários despejos, Viu o Barracão que Vivia Ser Queimado, Mas Não Conhecia O Gelo.

“Hoje, um gente Leva, uma Vida Digna”, Diz José. Ainda Sem Energia Elética, como Famílias USAM Placas Solares, Mas Aguardam a Chegada da Rede Convencional, Prevista Para Agosto. “MELHOROU MUITO. Já Dá para Ver Televisão e Beber Água Gelada”, Comemora.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: agráriaanosapósConflitos sem campoconquistamfamíliasincêndioincramato grossoreformareforma agráriaviolência
Postagem Anterior

OPERAÇÃO MIRA GOLPE CONTRA O INSS; Barando derecia comida e Tirava Selfies com Idoosos para Fraudar Biometria e Desviar Benefícios

Próxima Postagem

Detran-rj Volta A PRRORROGAR PRAZOS DO LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS; Confira Novo Calendário | Rio de Janeiro

Próxima Postagem
Detran-rj Volta A PRRORROGAR PRAZOS DO LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS; Confira Novo Calendário | Rio de Janeiro

Detran-rj Volta A PRRORROGAR PRAZOS DO LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS; Confira Novo Calendário | Rio de Janeiro

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

157 2b44928ae11fb9384c4cf38708677c48 ANÚNCIO TERRENO 1
157 2b44928ae11fb9384c4cf38708677c48 ANÚNCIO TERRENO 1

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA
  • Anuncie
  • Classificados
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Vá para versão mobile
%d