UM Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta quinta-feira (27), em Natal (RN)os primeiros disparos reais de mísseis Meteoro a partir de caças F-39E Gripen nenhum país. A FAB apresentou uma operação bem sucedida e um “marco estratégico” na capacidade de defesa aérea nacional.
Ainda de acordo com a FAB, os alvos foram drones do tipo Mirach 100/5que simula caças em alta velocidade e altitude. O cenário foi desenhado para reproduzir uma situação de combate aéreo de guerra, com “alvos manobráveis e exigência máxima de precisão”.
VEJA TAMBÉM:
-
Israel elimina 20 terroristas do Hamas durante operação em Gaza
Segundo a FAB, o sucesso dos testes confirmou que a combinação Gripen–Meteoro é “decisivo” para garantir a superioridade aérea e o cumprimento da missão de defesa do espaço aéreo brasileiro.
A escolha de Natal Estes “fatores estratégicos e operacionais”, como a proximidade com o mar, uma área segura para o emprego de armamento, e a tendência de céu claro nesta época do ano, destacou o comandante da Base Aérea de Natal (BANT), Brigadeiro do Ar Breno Diógenes Gonçalves.
Sobre o míssil
O Meteor é um míssil BVR – Beyond Visual Range (além do alcance visual, em inglês) – que oferece capacidade contra alvos a longa distância, como caças, drones e mísseis de cruzeiro.
Diferentemente de outras circunstâncias, o Meteoro conta com um motor ramjetcapaz de modular a velocidade e o consumo de combustível durante o voo, acelerando na parte final, momento em que o alvo se encontra sem a possibilidade de escapar.
Por esses motivos, o Meteoro é um dos mísseis mais letais da atualidade e o mais avançado no cenário sul-americano. Dentre os países que já o operam, segundo a FAB, estão a França, o Reino Unido, a Alemanha, a Itália, a Espanha, a Suécia e a Índia.
“Ao contrário dos mísseis convencionais, o Meteoro pode continuar acelerando ou manter a velocidade durante toda a trajetória até o impacto com o alvo”, destacou o Executivo Regional de Vendas do fabricante MBDA para o Brasil, Ricardo Mantovani.
Veja imagens da operação:

Deixe o Seu Comentário