O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou o governo Lula e sua gestão de estados. Ao responder nas redes sociais um vídeo com um gráfico sobre os prejuízos nos Correios, Tarcísio afirmou que “estatais sempre dão prejuízo” nos governos do PT.
“Precisa comentar alguma coisa? O gráfico fala por si. As estatísticas sempre dão prejuízo nos governos do PT. Eles têm o que eu chamo de desconhecimento detalhado do assunto no que diz respeito à gestão pública. E sabe quem paga a conta? Você, eu e todos os brasileiros”, escreveu em sua conta no X.
VEJA TAMBÉM:
- Oposição articulada de criação da CPI dos Correios após cancelamento de empréstimo bilionário
- Entenda a crise nos Correios: prejuízos, rombo bilionário e a pior fase do estatal em décadas
O governador – que pode sair candidato a Presidente como uma alternativa de direita à impossibilidade de Bolsonaro – ainda aproveitou para fazer campanha de sua gestão e dizer que o estado está no caminho certo.
Correios em crise
A crise financeira dos Correios chegou ao auge em 2025, com um rombo histórico que já supera todos os prejuízos registrados desde 2016. O estatal está no vermelho desde um último lucro em 2021 e enfrenta uma escalada de déficits bilionários provocada por aumento de custos, perda de competitividade, má gestão e queda drástica nas encomendas internacionais — agravada pela chamada “taxa das blusinhas”, revolução pelo governo Lula.
Entre as principais causas estão a perda de mercado para empresas privadas, o impacto da tributação sobre remessas internacionais — que prejudica a receita em cerca de R$ 2,2 bilhões — e a baixa lucratividade das agências: apenas 15% operam no azul. A gestão sob influência política também é alvo de críticas, com acusações de loteamento de cargas e interferência partidária.
Deixe o Seu Comentário