
A empresa Macaco Gordo Produções, de propriedade de Francisco Kertész, sócio do Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, em outra empresa, já recebeu R$ 12 milhões em dois anos da Caixa Econômica Federal e da Embratur. A informação é do jornal Estado de São Paulo. UM Gazeta do Povo comprovou a existência das contratações, além de encontrar registros da empresa em repasses da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e da Câmara Municipal de Salvador. A reportagem encontrou contratos que somam R$ 31,7 milhões.
Francisco Kertész e Sidônio são sócios de outra empresa, a Nordx. Fundada com o nome de M4 Comunicação e Propaganda, a empresa iniciou seus trabalhos na campanha eleitoral do presidente Lula (PT), em 2022. Sidônio Palmeira afirma que não influenciou nas contratações, e que se mudou da gestão da empresa após assumir a carga pública. Kertész alega que as contratações da empresa seguiram critérios técnicos, e que ela obteve os contratos públicos por apresentar menor preço nos certos.
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Caixa, Embratur, Câmara de Salvador e Ancine estão entre as contratações
Com a Caixa, o nome da empresa aparece em um relatório de gastos com publicidade. Já na Embratur, apesar de não constar nos relatórios de transparência ativa da empresa, ou que oculta o valor real da contratação, a empresa aparece na ficha técnica da campanha “Estados Unidos 2024”, definida como “campanha de Afroturismo do Brasil nos Estados Unidos”.
Em 2018, a Câmara Municipal de Salvador contratou uma empresa para transmitir programas da TV Câmara, pelo valor de R$ 4,3 milhões. O presidente da Casa à época era o atual deputado federal Leo Prates (PDT-BA). Em fevereiro de 2024, já na presidência do vereador Carlos Muniz (PSDB-BA), a Câmara de Vereadores assinou um novo contrato com o mesmo objeto, mas com valor maior: R$ 14,2 milhões.
Já em agosto de 2024, a produtora conseguiu a aprovação do projeto audiovisual “Sofrimento e Felicidade”, pelo valor de R$ 1,2 milhão. Com isso, foi autorizado a captar recursos na iniciativa privada. Os recursos seriam, em seguida, abatidos do imposto devido às empresas.
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Flávio Bolsonaro diz que tomará atitudes
Em postagem na rede social X desta terça-feira (28), o senador Flávio Bolsonaro comentou sobre o tema: “nas próximas horas vou tomar uma série de medidas para investigar esse ralo de dinheiro público escoando direto para o bolso de Sidônio e de outros petralhas.”
Flávio complementa “Esse é mais um escândalo do governo lula, um jogo de cartas marcados em que já se sabe quais empresas levarão os bilhões para publicidade antes mesmo de abrirem os envelopes.”
Outro lado
UM Gazeta do Povo Entrei em contato com a Caixa, com a Embratur, com a Ancine, com a Câmara Municipal de Salvador e com a Macaco Produções. O espaço segue aberto para manifestações.
Macaco Gordo
Um Macaco Gordo com inveja nota à Gazeta do Povo:
“A produtora Macaco Gordo realizou dois trabalhos com a Embratur, ambos antes de Sidônio Palmeira assumir a SECOM: uma campanha publicitária nos Estados Unidos e um produto audiovisual de realidade virtual.
A campanha de promoção do Brasil nos Estados Unidos, realizada em parceria com o SEBRAE, foi lançada em fevereiro de 2024, para divulgação de cinco destinos nacionais: Fernando de Noronha, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Manaus. O Macaco Gordo foi selecionado por meio de chamada pública, cujos rótulos de seleção são o menor preço. O valor de produção foi de R$ 1.970.000.
O segundo trabalho – que não se trata de uma campanha – é um produto de realidade virtual para ser apresentado em eventos nacionais e internacionais dos quais a Embratur participa. O vídeo foi realizado em novembro de 2024 e retrata cinco destinos: Anavilhanas, Rio de Janeiro, Fernando de Noronha, Lençóis e o Pantanal. A seleção também foi feita por meio de chamada pública, cujos critérios de seleção são o preço menor, com valor de produção de R$ 1.996.800.
Entre 2023 e 2025, a Embratur realizará 11 campanhas publicitárias nacionais e internacionais. Neste universo de campanhas, Macaco Gordo ganhou uma concorrência.
O processo de contratação do produto é de responsabilidade da agência de publicidade licitada, que após chamada pública seleciona a proposta de menor preço. As sessões públicas para apresentação de propostas são realizadas na Embratur e as atas são divulgadas no site da Agência.”
Caixa
A Caixa se manifestou por meio de nota:
“A CAIXA esclarece que as contratações de serviços de produção publicitária realizadas pelas agências Propeg, Calia e Binder, no âmbito dos contratos vigentes com o banco, seguem os critérios estabelecidos pela legislação e pelas normas internacionais da instituição.
A escolha do produto de Macaco Gordo para a produção de filmes publicitários ocorreu por meio de processo de cotação pendente pelas agências de publicidade licitadas, conforme previsto contratualmente. A produtora foi selecionada para apresentar uma proposta de menor preço entre, no mínimo, três orçamentos obtidos no mercado. Desde janeiro de 2023, a CAIXA trabalhou com 41 produtoras de vídeo.
A CAIXA aprovou os orçamentos apresentados pelas agências e autorizou a produção de campanhas para representar a proposta de menor custo, em conformidade com os ritos legais e contratuais vigentes.
A publicidade institucional do banco integra o Sistema de Comunicação do Governo Federal (SICOM) e obedece à Instrução Normativa nº 2/2023 da SECOM.”











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