• Aggregator
  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco
BCN
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade
Sem Resultado
Ver todos os resultados
BCN
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Em meio a casos de manchas na pele sem causa definida, moradores de Brodowski vivem infestação de pernilongos

Redação Por Redação
14 de outubro de 2026
Em Notícias
A A
Em meio a casos de manchas na pele sem causa definida, moradores de Brodowski vivem infestação de pernilongos
Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com


Moradores de Brodowski, SP, relatam infestação de pernilongos
Brodowski (SP) enfrenta uma infestação de pernilongos em diversos bairros, segundo a prefeitura. O problema ocorre enquanto a cidade ainda investiga casos de coceira e manchas na pele em adultos e crianças, sem causa definida.
Uma vistoria feita com apoio de especialistas em insetos do governo estadual encontrou predominância de mosquitos do gênero Culex, o pernilongo comum.
Eles foram encontrados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Prata e em casas da cidade. De acordo com a prefeitura, esse mosquito não é o principal transmissor de dengue, zika e chikungunya.
A Vigilância Sanitária acionou formalmente a Brodowski Saneamento, responsável pela estação, para que adote medidas emergenciais.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Segundo o órgão, as lagoas de tratamento estão com extensa cobertura de aguapés, plantas aquáticas. A prefeitura também pediu uma avaliação da Cetesb, a agência ambiental do estado, e mapeia outras áreas da cidade que possam servir de criadouro.
Brodowski (SP) enfrenta infestação de pernilongo em meio a casos de problemas de pele
Reprodução/EPTV
Em nota, a Brodowski Saneamento informou que aplica larvicidas e faz nebulização de inseticida todos os dias na estação, que fica fora da área urbana. A empresa diz que as aplicações são feitas por causa da época do ano: o clima quente e chuvoso da região acelera o ciclo de vida dos insetos.
Pernilongos em todos os cômodos
À EPTV, afiliada da TV Globo, a assistente operacional Débora Puga Nobile contou que os pernilongos estão em todos os cômodos da casa onde mora com a família. Segundo ela, o problema começou há quase um mês, e nem os venenos têm resolvido.
“Você vai andando pela casa, vai trombando com os pernilongos. É um enxame bem grande”, disse.
A família passou a usar calça comprida mesmo no calor e a dormir coberta com lençol. O repelente da casa acabou. Débora diz que não pode usar inseticidas mais fortes porque tem uma cachorra que está com pontos de uma castração.
A maior preocupação da família, segundo ela, é a dengue. Débora procurou a Vigilância Sanitária e pede orientação sobre o que fazer.
“Não dá para ficar assim. Está terrível, está horrível conviver dessa forma”, afirmou.
Procura por inseticida dispara
Em um supermercado da cidade, a prateleira de inseticida chegou a ficar vazia, segundo o gerente Marcelo Furlan Piola. O produto foi reposto, mas a prateleira de repelente já tinha espaços vazios.
“A gente espera uma demanda normal, mas agora está monstruosa, está muito alta”, contou.
De acordo com o gerente, os fornecedores aumentaram a produção, mas não dão conta da demanda da região e avisaram que pode faltar produto. O supermercado passou a comprar mais mercadoria que o normal.
Busca por inseticidas aumentou na cidade de Brodowski (SP) desde a infestação por pernilongos
Reprodução/EPTV
LEIA TAMBÉM
Coceiras, manchas na pele: o que indicam os sintomas apresentados por adultos e crianças em Brodowski, SP
Brodowski descarta sarna humana em pacientes com sintomas de coceira e manchas na pele
Mãe relata sintomas na família inteira após manchas vermelhas em bebê
Papel dos aguapés
A vistoria também encontrou na estação de esgoto, em menor quantidade, mosquitos do gênero Mansonia. Segundo o biólogo Marcelo Mestriner, professor de ciências biológicas do Centro Universitário Barão de Mauá, esse mosquito usa plantas aquáticas como o aguapé para se reproduzir. Os ovos são postos nas folhas, e as larvas retiram ar da planta para respirar.
Mesmo assim, ele avalia que a planta não deve ser a principal causa da proliferação.
“Ela é, sim, um fator a mais. Eu não acredito que seja o fator preponderante”, afirmou.
Para Mestriner, a chuva, o calor e a água acumulada em terrenos e obras favorecem mais os mosquitos. Ele recomenda que a empresa contrate biólogos para analisar os aguapés e verificar se há ovos e larvas nas plantas. Se a relação for confirmada, uma alternativa é trocar a espécie usada no tratamento.
“Não quer dizer que eu tendo o aguapé, ele está envolvido com isso. Eu preciso saber se sim”, disse.
Como se proteger
Repelente é uma das formas de prevenção de picadas e alergias
Reprodução/EPTV
O biólogo explica que o uso repetido dos mesmos inseticidas pode deixar os mosquitos resistentes, porque eles se reproduzem muito rápido. Veja as orientações:
evite água acumulada nos ambientes que frequenta;
coloque produtos contra larvas em ralos com grade;
dentro de casa, use produtos pouco tóxicos;
passe repelente na pele, principalmente em crianças e idosos.
Casos de pele sem diagnóstico
Os casos de coceira e manchas na pele começaram a aparecer em 29 de setembro. Naquele dia, 13 escolas e creches foram fechadas para higienização. Segundo o último balanço divulgado pela prefeitura, 177 pessoas procuraram atendimento com os sintomas.
A prefeitura descartou sarna humana, mas ainda não sabe o que provocou as reações. Não há registro de agravamento dos quadros. Ao informar sobre a infestação, a prefeitura não relacionou os pernilongos aos casos de pele.
Pacientes em Brodowski, SP, relatam coceira e manchas vermelhas espalhadas na pele
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Fonte: G1

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem Anterior

Saiba como os senadores de Minas Gerais votaram a proposta que acaba com a escala 6×1

Próxima Postagem

Lula reforça compromisso com evangélicos; Flávio recebe apoio no RS

Próxima Postagem

Lula reforça compromisso com evangélicos; Flávio recebe apoio no RS

Deixe o Seu Comentário

PREVISÃO DO TEMPO

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

Tecnologia e Qualidade – 11 94388-6111

Tecnologia e Qualidade

ABERTURA DE MICRO-EMPRESA 11 96614-3599

INVESTIGADOR PROFISSIONAL 11 98806-4613

GLOBAL CHIP SIM

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

O escritório contábil do futuro já começou: como a tecnologia está mudando a rotina do contador

GLOBAL CHIP SIM

https://redebcn.com.br/wp-content/uploads/2026/09/WhatsApp-Video-2026-09-10-at-00.53.46.mp4

NARDEL AZUOZ ASSESSORIA – 11 2825-4686

https://redebcn.com.br/wp-content/uploads/2026/10/WhatsApp-Video-2026-06-24-at-12.22.39.mp4

INVESTIGAÇÕES ULTRA SIGILOSAS 11 2825-4686

INVESTIGAÇÕES ULTRA SIGILOSAS 11 2825-4686

TERRENO EM JANAÚBA/MG (38) 9.9154-0000

CERTIFICADO DIGITAL SEM SAIR DE CASA

JASMIRA IMÓVEIS (38) 9.8831-0162

INVESTIGADOR DIGITAL 11 98806-4613

INVESTIGAÇÕES SIGILOSAS

BCN PORTAL DE NOTÍCIAS

ASSESSORIA EMPRESARIAL – 11 2825-4686

  • Aggregator
  • Anuncie
  • Contato
  • Home
  • Política
  • Política de privacidade
  • Quem Somos
  • Trabalhe Conosco

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Menu
    • Política
    • Economia
    • São Paulo
    • Brasil
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Saúde
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Vídeos
  • Política de privacidade

© 2024 Rede BCN | Todos os direitos reservados. E-mail: redacao@redebcn.com.br

Vá para versão mobile
%d