BCN

saiba como se proteger do golpe e reaver o dinheiro

saiba como se proteger do golpe e reaver o dinheiro


Mais um golpe surgiu usando o PIX como ferramenta. Muita gente já caiu, então é preciso se informar. A nova falcatrua está sendo conhecida como PIX reverso, uma nova modalidade que tenta confundir a cabeça de cidadãos. A boa notícia é que é possível se prevenir contra o novo mecanismo encontrado pelos criminosos. Veja como!

O que é o PIX reverso e como se prevenir?

basicamente, o golpe consiste em enganar uma pessoa com a falsa narrativa de que foi feito um PIX acidental para a conta dela. O criminoso entra em contato com uma vítima aleatória e tenta convencê-la de que houve um valor depositado indevidamente em sua conta, então pede para que seja feita a devolução.

Geralmente, esses criminosos tentam acrescentar um caráter de urgência ao pedido para que o cidadão não tenha muito tempo de verificar o valor e sua conta, mas este é o maior erro, visto que conferir rapidamente o extrato bancário pode evitar a perda do dinheiro nessa falcatrua . Busque ser o mais atento possível aos pedidos!

Além disso, especialistas alertam que ter o hábito de verificar as movimentações bancárias é um passo muito importante para quem busca fugir de fraudes como esta. Infelizmente, muitas pessoas nem sequer aprenderam o básico sobre educação financeira, logo dão um enorme espaço de abertura para a aplicação de golpes do tipo.

É possível recuperar o dinheiro?

Sim, há a possibilidade de recuperar o seu dinheiro em casos como este. Para isso, será necessário acompanhar a ferramenta Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central. Este é um sistema que tem como principal função auxiliar pessoas que acompanham um golpe por meio do PIX.

O primeiro passo entrará em contato com o seu banco e relatar a situação para que eles possam dar início aos trâmites necessários. É preciso entrar em contato com a instituição financeira o mais rápido possível! Após a análise, o dinheiro ficará bloqueado por 72h na conta do golpista para que não haja risco de ele gastar o dinheiro.

Sair da versão mobile