A indústria de kaitenzushi (sushi nas esteiras) no Japão está sendo aguardado por uma série de incidentes de higiene, que levaram o nome de “terrorismo do sushi“, causado por clientes mal intencionados, que lambem as garrafas de molho ou acabam tocando nos alimentos enquanto passam pela esteira. Como resultado, as redes de restaurantes têm lutado para manter sua conduta de limpeza e algumas empresas tomaram medidas extremas, como parar as esteiras rolantes que transportam os pratos.
O restaurante Choshimaru, por exemplo, anunciou que desligaria as esteiras rolantes de todos os 63 restaurantes, forçando os funcionários a entregar os pedidos manualmente. Embora a mudança tenha removido o fator divertido, a empresa argumentou que isso tornaria praticamente impossível para os clientes mal-comportados interferirem nos pedidos de outros clientes.
Outras redes, como a Sushiro, líder do setor, passou a entregar o sushi apenas por uma “pista expressa” para clientes que fazem pedidos por meio de dispositivos com tela sensível ao toque. A rede Kura Sushi também planeja câmeras equipadas com IA para monitorar as mesas de seus restaurantes, na tentativa de deter clientes travessos.
As mudanças ocorreram depois que a indústria de kaitenzushi foi duramente atingida pela enxurrada de vídeos virais mostrando clientes lambendo garrafas de molho comunitários, espalhando wasabi na comida enquanto ela passava, borrifando sushi com desinfetante para as mãos e arrebatando pratos de comida destinados a outras mesas. Esses incidentes derrubaram as ações do Sushiro e levaram os operadores a repensar como servir seus pratos.
As redes de restaurantes também estão sendo obrigadas a retirar condimentos e utensílios das mesas, com a Gyoza no Osho, popular rede de restaurantes chineses, retirando o molho de soja e outros condimentos das mesas e a rede de ramen Ichiran está retirando os copos de seus balcões e mesas. O Yomiuri Shimbun observou que as mudanças radicais foram em resposta a uma minoria de clientes “malvados”. No entanto, algumas pessoas online questionaram se o fim dos restaurantes de alta tecnologia significava que eles se tornariam apenas um restaurante de sushi comum.
O chefe de relações públicas do Kura Sushi disse que a crise não é apenas para suas lojas, mas para toda a indústria de sushi de esteira rolante, e que o uso da IA tranquilizaria os clientes, mesmo que isso signifique que eles estavam efetivamente sendo colocado sob vigilância.
Enquanto isso, as redes de restaurantes continuam lutando para encontrar soluções para garantir que seus pratos cheguem à mesa em condições perfeitas e livres de comportamento inadequado dos clientes.
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