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o que há de errado no novo Plano Nacional de Educação?

Redação Por Redação
20 de maio de 2025
Em Educação
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o que há de errado no novo Plano Nacional de Educação?

O Que Ha De Errado No Novo Plano Nacional De.jpg

Twitter1128254686redacaobcn@gmail.com

O Plano Nacional de Educação (PNE), Principal Instrumento de Planejamento Educacional Do Brasil, será renovado Nos próxxxeses. Segundo a constituição, o Pne Deve ser atualizado a Cada dez Anos, e como prazo se encerra em dezembro, congressistas têm se movimentado para chegar a um consenso Sobre metas, estratias eventono

Há, no entanto, um impasse: o projeto de lei em discussão, de autoria do governo federal, é alvo de críticas por parte de entidades que veem no texto falhas graves que podem comprometer a melhoria efetiva da educação, a destinação justa e transparente de recursos e até mesmo liberdades individuais.

Na Última Semana, Especialistas em Educação da Confederação Das Associação Nacional de Pais de Alunos (Confenapais) Entregaram A parlamentares uM mapeaento dos Pontos críticos do texto Enviar Pelo governomos. São, ao TODO, 99 ITENS INSTEDOS PROBLEMÁTICOS NO ARIGINAL PROJETO DE LEI.

OS Principais ProblemAs Apontados Pelos Especialistas – Dentre como Mais de 250 Estratégias ProPOSTAS PELO Governo Que, Se Aprovadas, Deverão Ser Cumpridas na EducAção Básica, Profissional e Tecnológica e Nothina Superior Pelosos dez dez dez dez dez dez dez dez, e -se –Nogica e no seg.

  • Dobrar o Investimento público em Educação Sem Estabeleração Mecanismos claros para aupleto da qualidade de Ensino.
  • Uso de Termos vagos e subjetivos, Que Podem Dar Margem A Vábrias Interpretações.
  • Concentração de Poder no Ministério da Educação (MEC), Controlado Pelo Governo Federal.
  • Perpetuaça de Problemas crônicos, como falhas Estrutruturais na alfabetizaça ã e estímulo à abrovAção automática.
  • FAVORECIMENTO DE ACESSO A RECUROS E POLÍTICAS PÚblicas A Determinados Grupos em Detrimento de Ultos.
  • Falta de Adequaça A Padrões Internacionais de Aferição da Qualidade Educacional, Como Pisa, Terce, Llece e Erce.
  • Maiores reestriam à Autonomia Das Redes de Ensino e De Proestores.
  • Inclusão de temas sensíneis na educação infantil.

Especialistas alertam para centralizaça de poder e favorecimento a determinados grupos

Um dos problemas Centrais da Proposta do Pne Envesa Pelo Governo É OuMuto do Investimento em Educação para 10% do Pib, Levando O Brasil Um Aportar, ProporcionaliMent, o dobro Tanto da Média Brasileira Qunto da Média manda Para um cooperado e não -volvimento Económico (OCDE). E ISSO SEM A definição de mecanismos comprovadamente Capazes De Aumartar um qualidade da EducAção.

Pelo Contrio: Via de regreda, o texto traz termos genéricos sem detenções o que será feito, dando margem a Todo de decisão. AO definitivamente os eixos do Pne A serem observações observações, o textion menciona, por exemplo, “Análise dos processos e dos resultasados ​​educionais e os usos daasiaissasciações de decisões.

Não há esclarecimento Sobre O que é o processo de processo, como obterá informação Sobre Resultados Educationais e Nem Como Dará O Uso deses Evidias, Ou Quais OS meios para Chegar a Elas. Nenhum documento elaborado pela confenapais, os especiais apontam um necessidade de complementar a texto, inclluindo o apontamento de critérios de qualidade Estabelecidas por favor bronsiles.

O Novo texto tamboma centraliza no mec o poder de normatizar a governança do plano nacional de educação, o que não aparecia explicitamentosa na versão anterior. NO ATO NORMATIVO PROPOSTO, O MEC PODERIA DEFINIR MEDIDAS DE REVOLANCA, CRITÉRIOS, MECANISMOS E ATÉ MESMO Como formates de participação social na execução do Plano – o que sugere uma tentadora de controções, por parto do, na implementa, na implementa.

Em outra frente, uma estratégia proposta pelo governo é incentivar, já na educação infantil (crianças de 0 a 5 anos), práticas pedagógicas sobre “temas transversais da educação ambiental, da educação em direitos humanos e da educação para relações Étnico-raciais ”. Os especialistas da confenapais se opuseram à medida: “Esses são temas para os quais a criança não está preparada. Não evem ser introduzida sem consentimento do Pais”, mencionam. Para ele, Tais abordena Tamboma Tiram de Foco de Conteúdos Essenciais para O Aprendizado.

Aos aos recursos púbblicos para a formação de professores, o texto traz previsões diretas e indiretas de favorecimento a determinados grupos. Em um dos Trechos, Menciona que os Cursos de Pós-Graduaça deverão ser destinados com o objetivo de “Garantir Optunidades de Aceso com vistas um proestuário e equidade regional, social, étnico-racial, ligustada, de sexo.

Item de EM Outro, Há Previsão de Estímulo à FormAção de Docentes nas Áreas de Cincia, Tecnologia, Engenharia e Matemática, Preferencialmente para Mulheres. Para os especialistas, as determinadas de ESSAs privilegiam determinados Grupos Sociais em detrimento de Ultos, ó que é inconstitucional.

Em vábrias da estratégias ProPOSTAS, O TEXTO DO Governo Menciona Prioridade A Estudantes “Negros, Indigenas, Quilombolas, do Campo, Das Águas e Das Florestas”. Na revisão sugerida pela confenapais, uma medida é apontada como segregadora, que compromete crianças pardas e Brancas que também se encantam em vulnerabilidade socioeconômica.

Maioria Das medidas ignora pré -ocupaça com qualidade e aprendizado, diz conselheira do cne

Na avaliação de Ilona Becskehazy, Mestre e Dououtora em Política Educacional e Atual Conseelheira do Conselho Nacional de Educação (CNE), O Novo Texto do Massuido Pelo Pelo Atendo Areesseses BAIXA Qualidade Educacional no País.

“O REMUMO É AMOR ARTE AUMENTO DE GASTOS SEM APRESENTÁRIO Praticamenthe nenhum mecanismo de qualidade. É o Velho discurso de que Basta Investir Infinitamen para o mestras de mestras.

Segundo ela, há uma lógica equivocada de que a melhoria da Educação no Brasil estaria ligada essencialmente ao investimento em “insumos”, isto é, gastos com professores, materiais didáticos, transporte de alunos, uniformes, entre outros, sem considerar mudanças curriculares, práticas Pedagógicas E Definição de Metas Vinculadas A Padrões Internacionais de Qualidade.

É que é, explica a conselheira do cne, que mesmo o Brasil Investindo o mesmo percentual do pib que paissesSenvolvidos os resultas em exam da Internacionais São Pífios. COMO Exemplo, o Brasil Ficou Nas posições 64ª em matemática, 53ª em Leitura E 61ª em Cincias Entre 81 Países Participantes da Avenina Estada, por Porta), porta, porta), porta), porta), porta), porta), porta), porta, porta, na porta).

“Ó Brasil Aumentou o Gasto em Educação de Maneira Gigantesca: Isso Gerou Empregos e Aumentos a Milhões de Professores, ALOCOU Bilhões em Construção de Infraestrutura Educacional e Material de Materiais.

“OS Ganhou? Arcaram com A Conta, Sem O Bônus de Uma Sociedade Mais Educada ”, Finaliza.

Próxxos Passos do Novo Pne no Congresso

Nenhum de Abil Final, um câmara dos deputados instalou um comissão especial Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), Que Será Presidida Pela Deputada Federal Tabata Amaral (PSB/Sp) e Terá Relator O CEE CEE CEE CEE CEE CEE MOSIES RODRIGUES RODRIGUES (NOUNIAMAMAMAMAMAMAIMAIMA).

O Projeto de Lei tramitará em regime de prioridade na câmara, já que o tema também deverá ser debatido no senado até dezembro. Até de Fechamento Desta ReportageM, deputados Já Haviam Feito Mais de 1.100 Emendas Ao Texto Original do Governo.

Tags: Alfabetizaçacâmara dos deputadosEducaçãoEnsinoerradoháMEC - Ministétio da EducaçãoNacionalnovoplanoTabata Amaral
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