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MEC divulga resultados do Prouni nesta terça-feira – Notícias



O MEC (Ministério da Educação) vai publicar, nesta terça-feira (6), o resultado dos candidatos pré-selecionados para uma das 406.428 bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos). A seleção, que teve as inscrições encerradas na sexta-feira (2/2), pode ser acompanhada pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta edição, a pasta ofertou 308.977 bolsas integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.



O processo seletivo é constituído por duas chamadas sucessivas. Dessa forma, além da chamada realizada nesta terça-feira (6), uma segunda convocação será feita em 27 de fevereiro. Para participar do ProUni, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa para obter a bolsa integral. Para obter bolsa parcial, que cobre 50% do valor da mensalidade, a renda mensal exigida é de até três salários mínimos.


Quem pode se inscrever?


Professores da rede pública


• Professores da rede pública de ensino que dão aula na educação básica e fazem parte do quadro de pessoal definitivo da instituição pública, podem concorrer exclusivamente a vagas de licenciatura.


Estudantes com necessidades especiais


• Deverão ter cursado todo o ensino médio na rede pública; ter participado da edição do Enem imediatamente anterior ao processo seletivo de que está participando, com média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação; não ter diploma de ensino superior, ser portador de necessidades especiais graves e ser de família com renda de até 3 salários mínimos mensais por pessoa.



Estudantes da rede pública e rede privada


• Neste caso, o candidato deverá ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter sido bolsista integral ou parcial na rede privada; ter participado da edição do Enem imediatamente anterior ao processo seletivo de que está participando, com média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação; não ter diploma de ensino.




Como se inscrever?



No Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, o candidato deverá clicar em “inscreva-se” e fazer o login na conta Gov.br. Em seguida, deverá preencher os dados pessoais, responder um questionário sobre o perfil e renda familiar. Por último, o estudante poderá escolher até duas opções de curso e acompanhar a classificação parcial até o último dia de inscrição.


Na data de divulgação do resultado, os candidatos poderão verificar as chamadas no portal do programa e nas instituições de ensino escolhidas. Com a confirmação da seleção, o estudante deverá comparecer à instituição de ensino escolhida para comprovação de dados e participação de eventual processo seletivo, se for o caso.

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