BCN

Autoridades e especialistas vão se reunir em Brasília para debater Educação – Notícias

Autoridades-e-especialistas-vao-se-reunir-em-Brasilia-para-debater.jpeg


Brasília receberá, pela segunda vez, o “Diálogos sobre a Educação”, encontro em que autoridades e especialistas vão debater melhorias para a educação brasileira. Realizado pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), o encontro vai ocorrer de quarta-feira (14) a sexta-feira (16), no Complexo Brasil 21.

O evento vai contar com a participação do ex-ministro da Educação e atual coordenador da equipe de transição na área, José Henrique Paim, e do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler.

Além deles, estarão presentes o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Francisco Gaetani, o ex-ministro da Educação de Portugal Nuno Crato, integrante do Movimento Colabora Educação Fernanda Castro Marques, entre outros.


O diretor da OEI no Brasil, Raphael Callou, explica que o resultado das ações desenvolvidas pela organização para promover as línguas portuguesa e espanhola nas escolas públicas será anunciado durante o evento.

“Reunimos grandes nomes para discutir o ensino no Brasil. Vamos fazer um grande debate com mais de 20 especialistas sobre um tema urgente e fundamental para o país: a governança na Educação — com a participação de agentes públicos de diversas áreas, inclusive do TCU e da CGU”, afirma.


Leia mais: Governo atual é o que mais cortou em recursos de Educação e Ciência


primeiro dia

O primeiro dia do encontro será dedicado aos debates sobre a educação na primeira infância, além da divulgação dos resultados da pesquisa inédita do projeto “Primeiros Anos”, desenvolvido pela OEI no Brasil, que retrata a qualidade da oferta da educação infantil no país.

Os dados, coletados a partir de entrevistas com mais de 5 mil pessoas, entre profissionais da área, pais e gestores escolares, serão base para propor a formulação de novas políticas públicas dirigidas para crianças com idades de zero a seis anos.

“Entender como ocorre a oferta na educação infantil da rede pública brasileira é o primeiro passo para políticas públicas aprimoradas para essa fase. Os cuidados adequados e as informações recebidas desde o nascimento permitem uma infância sadia e, consequentemente, o desenvolvimento de senso crítico, apropriação de direitos e deveres. Um cidadão responsável, realizado e saudável impacta positivamente um país”, detalha Callou.





Segundo e terceiro dias


No segundo dia, os idiomas português e espanhol serão inseridos no contexto do bilinguismo e da interculturalidade, como forma de fortalecer a produção cultural, acadêmica e econômica das nações ibero-americanas, proposta do projeto “Escolas Interculturais Bilíngues: Cruzando Fronteiras”, desenvolvido pelo organismo internacional em parceria com Ministério da Educação.

Na sexta-feira (16), terceiro e último dia do evento, será acolhida a importância da Governança na Educação. Na ocasião, será lançada uma coletânea de livros, com mais de 40 artigos sobre o tema, reunindo os principais juristas e gestores de educação do país para analisar como a governança e os projetos organizacionais são fundamentais para que as aulas educativas assegurem de fato o desenvolvimento dos jovens e crianças.

As inscrições para participar do Diálogos sobre a Educação – 2ª Edição são gratuitas e podem ser feitas no local da OEI. O evento também será transmitido ao vivo no canal da organização no YouTube.

Sair da versão mobile